Vereadores debatem com representantes a inclusão de fisioterapeutas nas UPAs

Uma conferência por vídeo reuniu, na manhã desta sexta-feira (27), o vereador Pedro Sampaio (PSC), a vereadora Beth Leal (Republicanos) e dirigentes da categoria profissional dos fisioterapeutas para debaterem a proposta de inclusão desses profissionais nas equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascavel. Essa possibilidade já foi sugerida pelos dois vereadores nas Indicações nº 752/2021 e 846/2021, encaminhadas por eles ao Poder Executivo.

Participaram da discussão com os parlamentares os dirigentes Patrícia Rossafa Branco, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (Crefito-8), e Rodrigo Negrão Jimenez, presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Cascavel (AFIC). As entidades defendem a inclusão por entenderem que ela é de suma importância para a reabilitação e alta do paciente que se encontra nas UPAs.

O vereador Pedro Sampaio falou da importância disso e destacou “as possibilidades de emprego da fisioterapia em âmbito de suporte, acompanhamento clinico e reabilitação dos pacientes nas UPAs, onde tal profissional atua prevenindo e tratando complicações cardiorrespiratórias, neurológicas e musculoesqueléticas”. A presidente regional do Crefito Patrícia Rossafa Branco colocou-se à disposição dos vereadores e da Administração para repassar as orientações necessárias, como artigos científicos técnicos que tratam da importância da atuação do fisioterapeuta nas unidades de pronto atendimento.