Notícias

Vereadores discutem criação do cargo de professor de Educação Física na Rede Municipal

Após tratativas com profissionais da área de educação física e representantes do Conselho Regional da categoria (CREF/PR), os vereadores Professor Santello (PTB), Beth Leal (Republicanos) e Tiago Almeida (União Brasil), vão encaminhar ao Poder Público uma indicação propondo a criação do cargo de professor de educação física na Rede Pública Municipal de Ensino para Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais.

Durante reunião com os legisladores, os professores de educação física Jorge Afonso Cesari, Daniel Scalco e Idalino Pietsch, o coordenador do Curso de Educação Física da FAG Vitor Cesar Moreira, e o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná – CREF9/PR Gustavo Chaves Brandão, discutiram a importância do cumprimento da Lei nº 4.362, de 1º de setembro de 2006, artigo 1º, que “dispõe sobre a obrigatoriedade das aulas de educação física serem ministradas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, por profissional com curso superior em Educação Física”.

Após explanação da classe, ficou definido pela apresentação da indicação à Secretaria de Planejamento (Seplag) e o agendamento de reunião com o prefeito Leonaldo Paranhos, entre outros encaminhamentos.

O objetivo desta proposição é para que a Seplag atenda ao parecer favorável emitido pela Comissão de Estudos para a criação do cargo de professor de educação física na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR, instituída e nomeada conforme as atribuições estabelecidas no Decreto nº 15.268, de 3 de março de 2020, para a criação do cargo de professor de educação física na Rede Pública Municipal de Ensino.

Cascavel é uma das poucas cidades do Paraná que não tem implantada a obrigatoriedade do professor formado em educação física nas salas de aula. Hoje quem leciona são pedagogos. Os profissionais defendem o cumprimento da Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, artigo 1º, que estabelece que o “exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física”.

“Garantir o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração é uma forma de valorização do magistério, assegurando a participação da categoria e, claro, sem promover qualquer prejuízo à categoria dos profissionais do magistério que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino. Temos todos que entender a importância da educação física na escola e a necessidade de serem profissionais formados para isso, sempre pensando que o maior beneficiado é o aluno”, concluiu o professor Santello.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC