A área localizada na Rua Oswaldo Cruz na Neva já serviu como horta comunitária há cerca de quatro anos. O terreno, que pertence à prefeitura de Cascavel, encontra-se totalmente abandonado, com mato alto, entulhos e lixo. Nesta quarta-feira (18), os vereadores Madril (PMB) e Roberto Parra (PMDB) estiveram no local e discutiram com moradores e também com o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, alternativas para retomar a produção de verduras no local.
“É inaceitável uma área como esta fica abandonada. Vamos pedir à prefeitura que faça a limpeza imediatamente e depois iremos intermediar junto ao Poder Executivo a reabertura da horta”, afirmou Madril. Os vereadores já encaminharam aos setores competentes uma indicação pedindo providências.
Na opinião do vereador Roberto Parra, morador da região, a reativação da horta pode colaborar até na segurança do bairro. “Com a implantação do programa municipal Agricultura Urbana, teremos a possibilidade de obter mudas e sementes para plantio e também apoio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente”, explica.
A visita foi acompanhada pelo vereador Mauro Seibert (PP) e pelos moradores do bairro, Romildo Carvalho e Antônio Marcos Nogueira. Para eles, a horta comunitária pode ser administrada em parceria com a associação de moradores do bairro e disponibilizar verduras e outros produtos para a assistência social ou escolas.
O próximo passo dos vereadores será marcar uma reunião na secretaria de Meio Ambiente para agendar a limpeza do terreno. “Nosso compromisso é estar junto com os moradores ajudando a organizar a parte burocrática do processo e também indicando a melhor solução para o problema”, enfatizam os vereadores.
Assessoria de Imprensa/CMC