Vereadores pedem agilidade para contratação de professores de educação física

Os vereadores, Professor Santello (PTB) e Professora Beth Leal (Republicanos), estiveram na tarde desta segunda-feira (28), em reunião com a secretária de planejamento e gestão, Vanilse da Silva Pohl, para discutirem assuntos ligados à educação de Cascavel.

Na pauta, os legisladores buscaram por informações sobre o andamento do concurso público que ofertará vagas para o cargo de Professor de Educação Física no Quadro de Cargos e Salários do município. “A lei recentemente aprovada que criou a obrigatoriedade das aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de ensino de Cascavel serem lecionadas por profissionais com curso superior em Educação Física, é fruto de uma intensa luta da categoria e de vereadores há anos. Agora é importante que seja cumprida e colocada em prática” ressalta o Professor Santello, que é presidente da Comissão Permanente de Educação.

Na lei aprovada em outubro do ano passado, estão previstas seis vagas para o cargo, que serão ampliadas de forma gradativa na rede municipal de ensino. “Essas vagas não serão suficientes para suprirem a necessidade, porém, já é um início, valorizando ainda mais esses profissionais que anseiam pela efetivação desse concurso”, conclui a vereadora Professora Beth, que também é membro da Comissão de Educação.

De acordo com a secretária Vanilse, o concurso para contratação de servidores do município foi dividido em duas etapas e as vagas para professores de educação física serão na segunda fase do concurso, juntamente com a vaga de intérprete de libras.

Atualmente as aulas da disciplina de educação física são ministradas por Professores da Rede Municipal de Ensino com formação mínima em Magistério ou Pedagogia, que serão gradativamente substituídos pelos Profissionais com Licenciatura em educação física. Os professores não sofrerão qualquer prejuízo, tendo em vista que atenderão às outras disciplinas previstas no currículo da rede.

Os vereadores também pediram informações sobre a convocação de professores para suprirem as vagas existentes na educação infantil e ensino fundamental I. De acordo com a secretária, “após o cancelamento do concurso, ações emergenciais foram tomadas para alunos não ficarem sem aula, como contratação de professores temporários e dobrar a carga horária de efetivos, mas que, em poucos dias a situação será normalizada com o início do chamamento dos aprovados”.

Assessoria de Imprensa/ Professor Santello