Vereadores pedem que futuros Conjuntos Habitacionais tenham energia solar

Os vereadores Professor Santello (PTB), Beth Leal (Republicanos) e Pedro Sampaio (PSC) solicitaram estudo de viabilidade à Companhia Municipal de Habitação de Cascavel – Cohavel para a implantação de energia solar nas unidades habitacionais que serão construídas no Conjunto Gralha Azul (27 unidades) e Conjunto Angra dos Reis (14 unidades), a fim de atender as famílias do Programa Habitacional de Interesse Social (PHIS).

Com o aumento do custo na conta de energia elétrica devido a um custo maior na produção e aumento do valor de imposto pago, uma possibilidade de investimento a fim de obter uma fonte de energia independente e gerar economia (diminuindo ou até zerando a conta) é o projeto de instalação de uma unidade de geração de energia elétrica fotovoltaica.

Nesse intuito, o objetivo da Indicação nº 90/2022 é a implantação de sistemas fotovoltaicos no Conjunto Gralha Azul, onde serão construídas 27 unidades residências e no Conjunto Angra dos Reis com mais 14 unidades de habitações de interesse social, construídas pela Companhia Municipal de Habitação de Cascavel.

Nos dois projetos, serão beneficiadas 41 famílias, que contarão com a instalação de placas fotovoltaicas em suas residências que, por meio de pequenos geradores, ocorre a troca de energia com a distribuidora.

Para o vereador Professor Santello, “a previsão de resultados dessa ação trará vantagens sociais, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo seus gastos com contas de consumo mensal, econômicas, com a redução direta no valor da conta de energia elétrica da moradia e, ambientais incentivando o uso de energias limpas e renováveis”.

O Brasil vive um momento de inúmeros desafios para a sociedade. Um deles está relacionado com o fornecimento de um serviço que traz impactos de todos os níveis e a toda a sociedade: a energia elétrica. “A falta de energia elétrica nos dias de hoje pode gerar algumas consequências no desenvolvimento do país, diminuindo sua capacidade produtiva, além de impactar outros setores da sociedade como, por exemplo, hospitais que necessitam desta fonte para salvar vidas”, conclui o legislador.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC