Vereadores promovem debate para marcar o dia da Consciência Negra

No dia 19 de novembro, às 14h, será realizado uma roda de conversa na Câmara Municipal de Cascavel alusiva ao dia da Consciência Negra. A mesa redonda está sendo promovida pelos vereadores Cidão da Telepar, Josias de Souza, Policial Madril e Edson Souza e pelas vereadoras Beth Leal e Professora Liliam e abre, pela primeira vez, um espaço na Casa de Leis para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro e marca a contribuição da população negra brasileira para a formação do país.

Três palestras foram programadas e apresentações culturais. Foram convidados para o debate representantes da educação, coletivos e Ongs que defendem a população negra e também toda a comunidade.

20 de novembro: enquanto houver racismo, não haverá equidade. Palestrante Lidinalva Rufino - Presidente da Afrovida.

Acesso da população preta ao ensino superior. Palestrante Professora Liliam, Vereadora e Pós-Doutora em Educação.

A invisibilidade da população preta na política e mercado de trabalho. Palestrante Beth Leal - Vereadora e Pós-Doutora em Direito.

Consciência negra

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano. De acordo com o IBGE, são mais de 110 milhões de pessoas negras no país.

As celebrações referentes a Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70. Oliveira Silveira foi um intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, que pesquisou sobre a história do negro no Brasil e identificou que a data da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, tinha requisitos que apresentavam orgulho para a população negra. Junto com outros ativistas, mobilizaram o movimento negro e sugeriram esse dia como dia Nacional da Consciência Negra. Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.