​​Agentes de apoio receberão reajuste de salário após aprovação de lei na Câmara

Os mais de 450 servidores que atuam na educação básica de Cascavel em cargos de agente de apoio receberam nos próximos dias um adicional em seus salários, resultado da revisão de vencimentos e carreiras aprovada nesta quarta-feira (21) no Legislativo.

O Projeto de Lei 119/2022 altera a Lei Municipal nº 3.800 de 2004, que é o Plano de Cargos, Vencimentos e Carreiras do Servidor Público Municipal, de forma a permitir a adequação e realinhamento dos vencimentos dos funcionários que atuam como Agentes de Apoio. Com a mudança, o salário bruto de cerca de R$ 1.500 passa para R$ 1.900, um aumento de 26,9%.

Os agentes de apoio atuam diretamente no auxílio aos cuidados de alunos no Sistema Público Municipal de Educação de Cascavel, em contínuo apoio aos professores regentes de classe no desenvolvimento de atividades, organização dos grupos de alunos, integração entre escola, família e comunidade, sendo imprescindíveis no desenvolvimento do aluno.

Na sessão, os vereadores defenderam o projeto, que representa uma vitória para a categoria que tem lutado por melhorias salariais e de condições de trabalho há muitos anos.  Para a prefeitura, “o realinhando dos vencimentos também tem a função de tornar o cargo atrativo frente às opções do mercado de trabalho, uma vez que muitos destes profissionais procuram outros centros ou atividades ou não assumem o concurso quando são convocados”.

O reajuste representa um impacto orçamentário de R$ 1.159.086,03 em 2022, R$ 3.619.447,32 em 2023 e R$ 3.954.892,67 em 2024.