Aprovada moção de Mazutti em homenagem aos 38 anos de fundação da Amic

Foi aprovada na sessão desta segunda-feira (23), por unanimidade, a Moção nº 39/2022, que homenageia a Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic) pela passagem do seu aniversário de 38 anos. O autor da proposição, vereador Mazutti (PSC), registrou que a Amic é a maior e uma das mais antigas entidades do setor no Brasil.

“Depois de passarmos por um período muito difícil nessa pandemia, é a união que faz a força, como diz o ditado. E os empresários, que passaram por muitas dificuldades, encontram nessa união a condição para vencer os desafios que se colocaram. E a Amic é justamente isso: essa representatividade, o fortalecimento dos empreendimentos para gerar empregos em Cascavel e na região”, disse o vereador proponente.

Quem falou em nome da entidade para agradecer a Moção de Aplauso foi a presidente Sônia Regina Spengler Xavier, a primeira mulher a dirigir a Amic. “A Amic está construindo a sua história e, ao mesmo tempo, sendo exemplo para muitas outras associações do Brasil todo. Quando participamos de eventos em outras cidades e estados, nós somos referência, porque fazemos um trabalho sério e organizado desde o nosso início”, contou ela.

História

A Amic PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná) completa 38 anos de existência, somando forças e multiplicando resultados para micro e pequenos empreendedores. A associação, fundada em 25 de maio de 1984 em Cascavel, é a maior entidade de micro e pequenos empresários do Brasil. São mais de 2.300 associados, além de parceiros e uma ampla rede credenciada com mais de 500 profissionais de saúde, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios conveniados.

A entidade tem como objetivo a promoção social e econômica de seus associados, por meio do estímulo ao desenvolvimento dos micro e pequenos empresários. A presidente da Amic PR, Sônia Regina Spengler Xavier, afirma que os 38 anos da entidade são marcados pela história escrita por todos que acreditaram no projeto. "É impossível não lembrar as pessoas que tiveram coragem de escrever essa história, acreditar na entidade. No decorrer do tempo, ganhamos muita credibilidade e hoje somos a maior associação do nosso segmento no Brasil", reforça.

Para ela, a luta de outras diretorias e de todos os empresários envolvidos com a Associação foi importante para culminar no maior presente de aniversário: a inauguração da nova sede da AMIC PR, que ocorreu em junho. "Esse é o nosso grande presente. Construímos uma história e uma luta para inaugurar a Casa do Empreendedor. Temos, agora, o desafio de colocar em prática projetos que só serão possíveis graças à construção da nova sede", comemora.

Os 38 anos também são marcados pela expansão da entidade e pelo seu fortalecimento no apoio aos empresários durante a pandemia. A Amic PR está, desde o começo do cenário pandêmico, atuando institucionalmente em prol de seus associados, seja representando seus interesses junto aos órgãos públicos, seja oferecendo soluções de auxílio direto para os negócios. "A história que construímos nos garante esse olhar otimizado para os contextos que vão surgindo. A pandemia tem sido um grande desafio, que tem provocado movimentações internas intensas para que nossos associados estejam efetivamente amparados. E justamente nesse momento desafiador, projetamos nossa expansão, porque percebemos a lacuna existente. O associativismo pode e fará a diferença na recuperação econômica. Acreditamos nisso", comenta a presidente Sônia Xavier.

A história da Amic PR se confunde com o conceito de microempresa, que ainda chegava ao Brasil em 1984. Cascavel já tinha empreendedores visionários, preocupados com o desenvolvimento do setor. Percebendo a necessidade de modernização nessa área foi que um grupo de empresários criou a Amic, na época denominada Associação de Micro Indústrias de Cascavel, que foi a segunda neste formato, no Brasil. Hoje, a Amic é a maior entidade de micro e pequenas empresas do País. Neste período de 38 anos, foram muitas conquistas e participações em debates nacionais e internacionais, auxiliando a formular a legislação que rege as microempresas atualmente.

Ações

A Cohamic (Cooperativa Habitacional Amigos de Cascavel) foi um dos destaques do período. Ela nasceu com a intenção de facilitar o acesso à moradia para associados da entidade. Outra ação destaque na história da entidade é a Central de Negócios Automotivos. Ela surgiu em 2013 com a ideia de organizar um grupo da área de automóveis, para desenvolver melhor o setor.

O Convênio Saúde, existente há mais de 15 anos, foi criado na época como algo inovador. O intuito sempre foi beneficiar o associado, oferecendo atendimento de saúde particular de qualidade, e de forma mais acessível, a Amic também participou das mudanças da Nova Lei Trabalhista. A entidade, em conjunto com outras instituições, foi responsável pela elaboração de 28 propostas de alteração da Lei Trabalhista, das quais 13 foram acatadas.

Em 2015, a Amic PR foi reconhecida como uma das maiores associações dessa área na América Latina, no 2º Congresso Latino Americano da Micro e Pequena Empresa. No evento, foram 23 estados representados, 7 países representantes e Cascavel como sede. A Amic também foi uma importante interlocutora de uma medida que facilitou a vida de muita gente: a criação do PSS (Plano de Segurança Simplificado) em 2014. O objetivo da ação é diminuir o tempo gasto para aprovação de projetos junto ao Corpo de Bombeiros. Agora, 40% das plantas de obras se enquadram nesse benefício.

O Café com Negócios também é uma das ações mais importantes da Amic PR. Há cerca de uma década, a ideia surgiu a partir de um encontro no SESI em Toledo. O evento se expandiu e hoje já ultrapassa 100 edições, ajudando os associados a apresentar os serviços a outros empresários.