Automobilista Ângelo Giombelli se torna cidadão honorário de Cascavel

Nesta quinta-feira (23) a Câmara de Cascavel realizou a solenidade de entrega do título de cidadão honorário ao empresário e automobilista Ângelo Giombelli. A homenagem foi oficializada pelo Decreto Legislativo 73/2023, de autoria dos vereadores Serginho Ribeiro, Pedro Sampaio e Josias de Souza.

“Cascavel me deu passado, presente, futuro e pertencimento. Desde 1987 no município, me orgulho do compromisso com as pessoas deste lugar e com o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou Ângelo durante seu pronunciamento. Nascido em Santa Catarina, Ângelo escolheu Cascavel para formar suas bases para uma carreira vitoriosa no automobilismo brasileiro, bem como uma vida próspera como empresário em nossa cidade. Iniciou sua carreira no Kart, passou pelo Dodge, Pick up Racing e Brasileiro de Marcas. Nos anos de 1997, 1992 e 1993 conquistou o tricampeonato da competição, destacando o nome de Cascavel para o Brasil e para o mundo.

“Seu desempenho e títulos o insere no rol de grandes automobilistas nascidos ou criados em Cascavel. Pessoas que ajudaram a nossa cidade e se sagrar como celeiro do automobilismo nacional e um dos mais importantes centros do esporte na América Latina”, destacou Serginho Ribeiro.

Pedro Sampaio explicou que “conceder o título de cidadão honorário, maior honraria do município, à Ângelo Giombelli significa reconhecer seus anos de trabalho e dedicação frente a sua categoria, bem como pela sua contribuição na sociedade e economia local”. Além da atuação no automobilismo, Ângelo liderou por muitos anos a empresa da família, que já foi considerada a maior concessionária agrícola do mundo e empregou mais de 1.800 pessoas diretamente.

Na cerimônia, estiveram presentes os pais, Albino Giombelli e Irma Giombelli, Leia Giombelli, esposa e o filho Ângelo Giombelli Filho, os amigos Jorge Guirado, da Catve, Pedro Martendal, diretor do Procon, Alci Rotta Júnior, Roberto Wypych e Valdir Favarin, do Instituto Jaci Pian. A entrega do título foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola, os vereadores Sadi Kisiel, Cidão da Telepar e pela assessoria do deputado Márcio Pacheco.

A Stock Car

A Stock Car Pro Series, anteriormente conhecida como Stock Car Brasil, é uma modalidade de automobilismo do Brasil, criada em 1979. Iniciou como monomarca, tendo o apoio da Chevrolet. Com o passar dos anos, outras marcas entraram e saíram da categoria como Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot. Em 2017, a Chevrolet voltou a ser patrocinadora. Com 30 carros no grid, o campeonato é disputado em 72 rodadas, sendo 10 duplas, a Corrida do Milhão, e a grande final com pontuação dobrada, percorrendo seis estados brasileiros e o Distrito Federal, mais a rodada internacional na Argentina. É preciso mencionar que o automobilismo foi reconhecido, em 2011, pelo Comitê Olímpico Internacional como uma modalidade esportiva e sua entidade máxima, FIA - Federação Internacional de Automobilismo, é reconhecida pelo COI. Inclusive há convite para o automobilismo estar presente nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, EUA.