Câmara e prefeitura debatem novos contratos do transporte coletivo e lixo

Nesta segunda-feira (10), uma reunião foi realizada na Câmara para que os vereadores e vereadoras pudessem esclarecer dúvidas acerca dos novos contratos do transporte coletivo e também de coleta e manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana que precisam ser fechados em 2022. A conversa, que aconteceu informalmente no plenário, reforçou o compromisso dos dois poderes de trabalharem conjuntamente para fazer com que as licitações atendam aos melhores interesses da comunidade.

O prefeito Leonaldo Paranhos, o vice-prefeito, Renato Silva, a presidente da Transitar, Simone Soares, o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth e suas respectivas equipes técnicas responderam os questionamentos do presidente da Câmara, Alécio Espínola, dos vereadores Edson Souza, Josias de Souza, Valdecir Alcântara, Professor Santello, Cidão da Telepar, Sadi Kisiel, Soldado Jeferson, Romulo Quintino, Mazutti, Serginho Ribeiro, Melo e Tiago Almeida e das vereadoras Beth Leal e Professora Liliam. Participaram também da reunião remotamente os técnicos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para realizar estudos que subsidiassem a realização das licitações.

Foram debatidas questões como prazo máximo do contrato e renovação do contrato do transporte, manutenção da gratuidade para idosos com mais de 60 anos, linhas distritais, inclusão de ônibus elétricos na frota, forma de cálculo para cobrança da tarifa e qualidade do serviço prestado aos usuários.

A respeito da concessão para exploração dos serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana, Nei Haveroth destacou que “o maior diferencial do novo contrato deverá ser a avaliação continuada da contratada e os indicadores de desempenho da qualidade do serviço”.