Câmara homenageia Ademir Ramos, o gari que coleciona prêmios em maratonas

A Câmara Municipal recebeu, nesta terça-feira (18), o maratonista Ademir Ramos para lhe fazer a entrega do Voto de Louvor e Congratulações em reconhecimento à sua trajetória no atletismo. A homenagem foi proposta pelos vereadores Melo (Progressistas) e Alécio Espínola (PSC) por meio do Requerimento nº 235/2022.

Ademir, que trabalha durante o dia como gari na empresa Ambiental, começou a praticar o esporte em 2011 e emplacou uma carreira de sucesso nas provas de longa distância. Desde a primeira conquista de um terceiro lugar em corrida para a qual foi convidado por um amigo, ele vem colecionando medalhas e troféus que incluem um 30º lugar no pelotão de elite da São Silvestre de 2021 e o 3º lugar na Maratona Internacional de Florianópolis, neste ano de 2022.

Melo, como primeiro autor do requerimento, disse que tem “a honra de homenagear uma pessoa que realmente representa Cascavel e que tem amor pelo esporte”. Bastante emocionado e aplaudido ao agradecer na tribuna a homenagem, Ademir também destacou que nas corridas leva não apenas o nome dos seus patrocinadores, mas se sente representando toda a cidade onde nasceu e mora no bairro Brasília. “Onde eu chego, o pessoal fala: ‘o gari de Cascavel tá aqui’, e isso pra mim é uma alegria, poder chegar numa cidade e ser reconhecido assim”, disse ele.

Um dos patrocinadores é a própria empresa onde trabalha há 12 anos. O serviço de coleta de lixo já proporciona um bom preparo físico, mas não se compara às exigências de uma prova de ponta do atletismo. Por isso, Ademir treina fora do horário de trabalho em trajetos de 12 a 20 quilômetros por vez. Sua dedicação vem lhe rendendo seguidas conquistas, e a mais recente foi o primeiro lugar na Corrida da Fé, promovida pela Arquidiocese de Cascavel no dia 12 de outubro em comemoração ao Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida.