Campanha ‘Cria na paz’ da SEMED recebe voto de louvor da Câmara

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) recebeu dos vereadores e vereadoras nesta terça-feira (29), votos de louvor e congratulações pela implementação da campanha ‘Cria na Paz’ na Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino. A homenagem foi recebida pela secretária Marcia Baldini e por diretores, professores e trabalhadores da educação de todo o município.

Como explicou o autor da homenagem, o presidente da Câmara, Alécio Espínola (PODEMOS), “a campanha ‘Cria na Paz’ demonstra o compromisso dos gestores com a primeira infância e com o futuro de nossa comunidade”. A campanha integra o projeto Pé de Infância e é resultado da parceria entre a Urban95 e a Allma Hub. Sua abordagem baseada na ciência comportamental e oferece uma ampla gama de ferramentas gratuitas para promover a educação não-violenta e ambientes saudáveis para o crescimento e aprendizado das crianças.

A implementação do ‘Cria na Paz’ aconteceu nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, durante o Mês da Primeira Infância. A inclusão da comunidade em todas as fases do programa, bem como a realização do evento ‘Paiz na Escola’, reforça a importância do vínculo entre a família e a escola, além de oferecer um espaço para reflexões sobre educação acolhedora.

“Tivemos uma adesão muito grande das famílias, que partilharam momentos especiais com seus filhos dentro da escola e nos orgulhamos do esforço contínuo de todos os servidores da educação em promover relações mais respeitosas, pautadas pela não-violência”, destacou Márcia Baldini. Além da secretária, representaram os diretores e professoras, Vanessa Rocha, diretora do CMEI Anita Botelho Coginotti. Melania Sodeiro, diretora do CMEI Professora Nair Pansolfo Zaffari e Wesley Sidnei dos Santos Ramos, coordenador geral da Campanha Cria na Paz e Coordenador do Comitê da Primeira Infância em Cascavel.

A valorização da Primeira Infância deu um passo significativo com o lançamento do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) no mês de dezembro de 2022. Este plano, cuidadosamente elaborado em conjunto pelas secretarias e com ampla participação social, está alinhado com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e consolida uma abordagem coletiva na formulação de políticas públicas.

O reconhecimento da importância da Primeira Infância foi reforçado pela recente sanção da Lei 14.617 de 2023, que estabeleceu agosto como o Mês da Primeira Infância. Nesse contexto, as ações integradas promovidas em todo o país, nos níveis municipal, estadual e nacional, visam aumentar a conscientização sobre a relevância do cuidado integral às gestantes e crianças até seis anos de idade, assim como suas famílias.

Cascavel destaca-se como membro ativo da Rede Internacional pela Primeira Infância Urban95, evidenciando o comprometimento em integrar as necessidades das crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano e nas estratégias de mobilidade. A cidade compreende que priorizar as crianças é investir na qualidade de vida de toda a população.