Campeão brasileiro dos Jogos para Transplantados é homenageado na Câmara

Após receber o transplante de um rim doado pela própria mãe, Vanilto Dipicoli descobriu a paixão pela corrida. No começo, a atividade funcionava apenas como uma forma de manter a saúde em dia, mas com o passar do tempo ela se tornou mais do que um hobby. No ano de 2022, o atleta foi o campeão da prova de cinco quilômetros da Corrida de Rua, nos Jogos Brasileiros para Transplantados. Esse feito rendeu a Vanilto uma homenagem na Câmara Municipal de Cascavel.

A Moção de Aplausos foi proposta pelos vereadores Edson Souza (MDB) e Alécio Espínola (PSC) e foi entregue especialmente no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que tem como objetivo conscientizar e incentivar a doação de órgãos e tecidos. Sobre esse gesto, o vereador Edson falou sobre a importância de histórias como a de Vanilto serem lembradas. “Nós precisamos falar mais sobre isso, para conscientizar todas as pessoas sobre a necessidade da doação de órgãos e tecidos”, declarou.

O atleta Vanilto Dipicoli também reforçou a importância da conscientização das pessoas sobre a doação de órgãos e enfatizou a necessidade de diálogo das pessoas com seus familiares sobre essa questão. “Se hoje eu posso ser um atleta campeão, foi porque alguém disse ‘sim’ para a doação de órgãos. Quem está na fila à espera de um transplante busca apenas se manter vivo, para ter a oportunidade de receber um órgão. No nosso país é a família que autoriza essa doação, então, conversem com sua família sobre doação de órgãos. Um ato de doação pode salvar até oito vidas”, destacou.

Por ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Brasileiros para Transplantados, Vanilto ganhou o direito de participar dos Jogos Mundiais para Transplantados, que acontecerão na Austrália, em 2023. Para isso, o atleta busca apoio para conseguir arcar com os custos da viagem.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC