​​“CEEP de Agroinovação sempre foi a maior bandeira de nosso mandato”, destaca Santello

Aconteceu nesta quinta-feira (17), a inauguração do Centro Estadual de Educação Professor Moacir Benedito Leme da Silva. A cerimônia contou com a presença de vereadores e autoridades, dentre eles o prefeito Leonaldo Paranhos, os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco e Adelino Ribeiro.

Na oportunidade, o vereador professor Santello, idealizador do projeto, agradeceu todo apoio e comprometimento de pessoas no processo de implantação da instituição de ensino. “Não tenho palavras para agradecer a todos que sonharam conosco esse sonho que hoje se torna realidade. Ao prefeito Leonaldo Paranhos, que nos entendeu nossa proposta, fazendo o possível para a concretização desta instituição. Também a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista, que foi muito receptiva e fundamental para o sucesso de implantação dessa escola. Ao Deputado Estadual Gugu Bueno que intermediou nossas tratativas até o secretário de educação Renato Feder em Curitiba onde estivemos juntamente com a vereadora Beth Leal e o presidente da Fundetec Alcione Gomes mostrando importância da implantação dessa instituição na nossa cidade”, relembrou Santello.

“Gostaria também de agradecer nosso governador Ratinho Junior que autorizou a abertura dessa escola, e ao professor Rosimar Bau, que aceitou o desafio de ser o diretor do CEEP. Conheço seu trabalho e profissionalismo. Já trabalhamos juntos, lutando pelos nossos alunos, os preparando para a vida, e mais importante para serem bons cidadãos”, concluiu.

“O espaço é maravilhoso, muita área para agricultura, pomares, espaço para a pecuária, piscicultura. Temos a parceria para aulas práticas, pois tem empresas aqui dentro que trabalham em regime de incubação. Tem as premissas de um colégio agrícola, mas o foco é inovação tecnológica, desenvolvimento de produto, análise de sementes, técnicas de redução de agrodefensivos, uso de drones e rôbos”, comenta o diretor do novo Ceep, Rosimar Baú.

O sonho de implantar um Colégio Agrícola em Cascavel não é de hoje. Há anos, quando foi suplente de vereador, o professor Santello já começou a tirar do papel a ideia e a busca pela implantação da instituição na cidade.

Quando eleito em 2021, a primeira indicação (001/2021) feita na Câmara de Vereadores foi solicitando ao Poder Público que acatassem essa ideia. A proposição contou com o apoio de todos os outros 20 vereadores e desde então iniciaram as tratativas.

Durante todo o processo, Professor Santello buscou apoio da comunidade em Cascavel, como Sociedade Rural, Sindicato Rural, líderes comunitários de áreas rurais e famílias que gostariam de ter seus filhos no colégio agrícola. “Todos foram muito receptivos e incentivadores.  Foram muitas tratativas até hoje, que com certeza, é o dia mais esperado desde que assumi o mandato”, ressaltou Santello.

“A felicidade que tenho hoje é mais ou menos parecida de quando eu era diretor do Antigo Colégio Polivalente e transformamos o local em CEEP. É uma realização como professor, como vereador. Estou muito emocionado, muito feliz e gostaria de agradecer também todos os vereadores que assinaram juntos a cessão de uso desse projeto de lei que permitiu a implantação desse projeto”, ressalta.

“Nesta escola vamos oportunizar o filho do pequeno agricultor para que ele leve os conhecimentos adquiridos nesta escola e leve para sua propriedade e transforme isso em valores. A base da nossa economia é o agronegócio. E precisamos valorizar isso” conclui Santello.

“Incentivar a educação profissional é uma de nossas prioridades, faz parte da transformação da educação no Paraná. O Ceep será um importante espaço para integrar a vocação agrícola do Paraná às modernas tecnologias e novos métodos produtivos”, diz Vinicius Neiva, diretor-geral da Secretaria.

A escola

A área destinada à instalação do colégio pertence à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e faz parte da Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec).

As aulas começaram com 75 alunos, muitos filhos de pequenos agricultores, em duas turmas do 1º ano do ensino médio, sendo 53 jovens em regime de internato. A previsão é que o colégio abra mais duas turmas por ano, chegando a seis turmas para atender até 250 estudantes de forma integral, com aulas das 7h30 às 17h30.

As instalações incluem refeitório, anfiteatro, biblioteca e laboratórios de informática, química, física e biologia, utilizados em parceria com a Fundetec. Para a prática agropecuária, também há 10 hectares para cultivo, um aviário de mil metros quadrados e um curral de confinamento e inseminação com quase a mesma área.

Nome

O professor Moacir Benedito Leme da Silva, que dá nome ao CEEP, foi homenageado por ter sido referência na educação cascavelense e por ter trabalhado pela categoria. Foi docente das disciplinas de Matemática e Física nos colégios Wilson Joffre, Eleodoro, na extinta escola Washington Luiz e no Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto, já como professor efetivo estadual, além de ter sido secretário de Cultura e Esportes do município. A filha, Graziela Sandra Leme da Silva, representou a família de Moacir para a homenagem durante a inauguração oficial.

Assessoria de Imprensa/ Vereador Professor Santello