Cidão da Telepar pede à Transitar teste com radares que captam ruído excessivo

A experiência que a cidade de Curitiba vem fazendo com os radares equipados com monitores que detectam ruídos excessivos dos carros e motos poderá também ser feita em Cascavel. Por meio da Indicação nº 1332/2022, o vereador Cidão da Telepar (PSB) está solicitando à Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) faça testes com essa tecnologia em pontos estratégicos da cidade.

O equipamento testado em uma avenida na capital do Paraná é acoplado a um medidor de velocidade e permite o registro em imagem e áudio dos veículos que emitam ruídos acima do permitido, principalmente provenientes do escapamento de motos e carros. “Levando em consideração as diversas reclamações já registradas em nosso município, decorrente da emissão de ruídos por conta do barulho excessivo principalmente emitido por motocicletas, indicamos ao Executivo Municipal, por meio da Transitar, que envide esforços para efetuar teste com essa tecnologia, também no município de Cascavel”, afirmou Cidão ao justificar sua proposição.

Por se tratar de uma tecnologia nova, ela ainda não pode ser utilizada para aplicar multas por infração de trânsito. Antes disso precisa da homologação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).