Com 16 anos de trabalho, Banco de Olhos recebe homenagem dos vereadores

O Banco de Olhos foi criado em 2006, pelo Hospital de Olhos de Cascavel, e é hoje o principal órgão de coleta e preparação de córneas da região. Por meio do trabalho realizado, muitas pessoas tiveram a oportunidade de receber uma doação de córnea e recuperaram a qualidade de vida. Pelos serviços prestados ao município e também ao estado do Paraná, o Banco de Olhos de Cascavel foi homenageado na Câmara Municipal.

A proposição foi assinada pelos vereadores Edson Souza (MDB) e Alécio Espínola (PSC), que reconhecem a grande importância do Banco de Olhos. O órgão é o responsável pelo trabalho de coleta e preparo de córneas nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná e, após este serviço, são disponibilizadas para a Central Estadual de Transplantes.

Conforme a diretora-técnica do Banco de Olhos, dra. Selma Miyazaki, a criação do setor se deu após os profissionais do Hospital de Olhos observarem a dificuldade dos cidadãos da região em conseguir um transplante de córneas e recuperarem a qualidade de vida. Desde o início dos trabalhos do Banco de Olhos já foram contabilizadas mais de 6.600 doações.

Selma Miyazaki destacou em sua fala que estar envolvido com a doação e o transplante de órgãos significa muito mais do que apenas um trabalho. “O que nos move e mantém a vontade de continuar trabalhando é ver a quantidade de pessoas que se beneficiam desse trabalho. Aquela vontade de ajudar o próximo é o que nos satisfaz no dia a dia”, declarou.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC