Comissão de Doação de Órgãos do HU é homenageada por acolhimento de famílias

Acolher as famílias enlutadas após a morte de um ente querido é uma tarefa delicada e que exige preparo. Os profissionais da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) são preparados para realizar esta tarefa e, por desempenharem com primor essa função, foram homenageados na Câmara Municipal.

Em compasso com outras homenagens prestadas no Dia Nacional da Doação de Órgãos, os vereadores Edson Souza (MDB) e Alécio Espínola (PSC) entregaram uma Moção de Aplausos para os servidores do CIHDOTT. O vereador Edson destacou a importância do trabalho dos servidores na hora de conscientizar a família sobre a doação de órgãos, além de acolher os familiares enlutados. “Vocês são exemplos de profissionais. É um trabalho muito difícil. Convencer aquela família enlutada da doação de órgãos para salvar outras vidas. Precisa de muita sensibilidade e preparo. E vocês fazem um grande trabalho”, pontuou.

A coordenadora da Comissão, Gelena Versa, comentou que o processo de doação de órgãos é recente no Brasil e que sofre com a falta de informação para a comunidade. Ainda durante sua fala, Gelena destacou a importância do trabalho realizado pelo CIHDOTT. “Para nós é mais do que um trabalho. É uma missão. Nós estamos ali para salvar vidas. Com todo esse tempo de serviço, eu penso que não há maior ato de generosidade e compaixão pelo próximo do que salvar a vida de quem você não conhece. Nós não sabemos para quem irá este órgão, mas temos certeza que isso representa uma chance de sobrevida”, enfatizou.

Durante a sessão, a coordenadora de enfermagem do HUOP, Sarah Trecossi, enalteceu o preparo e a importância dos servidores públicos neste processo. “Eu gostaria de reforçar a importância dos servidores públicos efetivos neste processo. Atender o familiar na hora do luto não é para qualquer um, então a gente precisa ter esse preparo técnico e emocional para desempenhar esse trabalho”, comentou.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC