Comissão de Educação fiscaliza condições estruturais de Colégio do Campo

A Comissão Permanente de Educação da Câmara de Cascavel, composta pelo vereador Professor Santello (PTB) e as vereadores Beth Leal (Republicanos) e Professora Liliam (PT), esteve nesta segunda-feira (13), no Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e a Vida, na comunidade de São Salvador.

A visita se deu após solicitação de moradores, e os parlamentares conheceram o funcionamento da unidade. Com 115 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, atende três comunidades: acampamentos 1° de Agosto e Resistência Camponesa, e o assentamento Valmir Mota de Oliveira. Conta, ao todo, com 24 trabalhadores da educação, entre professores e funcionários.

A escola foi autorizada para entrar em funcionamento em 2014 e não possui prédio construído. As estruturas de madeira existentes são fruto do trabalho coletivo da comunidade, e, com a ação do tempo, estão desgastadas, além de um grave problema de acesso à água. Questões como falta de iluminação adequada nos ambientes, falta de ventilação e poucos banheiros também foram levantadas.

Outro ponto destacado se refere à prática de atividades físicas de estudantes, que não possuem quadra, tendo que fazer aulas de educação física em local improvisado. No que se refere à alimentação, as dificuldades também são grandes: cozinha com deficiência de equipamentos, sem central de gás, poço artesiano seco, e depósito insalubre para o acondicionamento da merenda escolar.

Encaminhamentos

A Comissão afirma que "o colégio necessita de uma solução imediata, pois é grave a situação da estrutura, que corre riscos de cair".  Razão essa que tencionou os parlamentares a contatarem a Superintendência do Incra no Paraná, que está fazendo a verificação dos procedimentos para obter a cessão de uso do terreno.

O Núcleo Regional de Educação de Cascavel será acionado para saber da possibilidade de atendimento das necessidades de novas e adequadas instalações, bem como setores da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros. Protocolos ao Ministério Público e Conselho Tutelar também realizados para manifestação, no sentido de garantir, de maneira satisfatória, o direito constitucional à educação dos alunos que lá estudam.

Assessoria de Imprensa/ Professor Santello