Comissão ouve equipe da Prefeitura sobre demandas na área de bem estar animal

A Comissão de Proteção e Direitos dos Animais (CPDA) recebeu, na tarde desta quinta-feira (04), o secretário municipal de Meio Ambiente, Nei Haveroth, acompanhado do diretor da Divisão de Bem Estar Animal, Rodrigo Neca, e do assessor de planejamento veterinário, Rafael Spinelli, para discutir demandas recebidas na Câmara Municipal sobre bem estar animal. A Comissão é formada pelos vereadores Serginho Ribeiro (PDT), presidente, Cleverson Sibulski (PROS), secretário, e pela Professora Beth Leal (Republicanos).

Os parlamentares apresentaram uma série de relatos, pedidos e cobranças que chegam até eles com respeito à atuação de serviços como o Castramóvel, Samucão, fornecimento de rações, cadastramento e colocação de microchips nos animais, entre outros. O secretário Nei Haveroth, Rodrigo Neca e Rafael Spinelli disseram que recebem as mesmas demandas na Prefeitura e mostraram aos vereadores todo o trabalho que tem sido feito nos últimos quatro anos, que colocam Cascavel como uma das cidades com melhor estrutura de atendimento aos animais.

“Estamos mostrando aqui os números de tudo o que está sendo feito, que vimos fazendo mais a cada ano e garantindo que este ano vamos aumentar ainda mais. Só na parte de castrações, viemos de cerca de mil por ano e já vamos passar de quatro mil. Olha o quanto crescemos. Mas não vamos estancar de uma hora para outra. É um trabalho de continuidade, que não era feito antes e que agora é. Já dá para perceber uma redução dos problemas. E daqui a dois ou três anos, vamos ver muito mais resultados”, afirmou Nei Haveroth.

Os vereadores da Comissão disseram que vão formalizar propostas para o Executivo, sugerindo a realização de campanhas de comunicação para conscientizar a população sobre a responsabilidade de se ter um animal. Além disso, para orientar tutores e protetores sobre como utilizar os serviços disponíveis e até campanhas culturais, com uso de teatro, para sensibilizar as pessoas sobre questões como os transtornos causados aos animais pelos fogos de artifício, por exemplo.