Coronéis bombeiros Mário Wako e Fernando Schünig recebem Honra ao Mérito

Em sessão solene na tarde desta quarta-feira (30), o Poder Legislativo entregou títulos de Honra ao Mérito aos coronéis Mário Yoshio Wako e Fernando Raimundo Schünig, do Corpo de Bombeiros. A homenagem foi concedida pelo Decreto Legislativo nº 49/2021, proposto pelos vereadores Cidão da Telepar (PSB), Policial Madril (PSC) e Soldado Jeferson (PV).

Além dos proponentes e dos homenageados, participaram da solenidade a vereadora Beth Leal (Republicanos), os vereadores Pedro Sampaio (PSC), Josias de Souza (MDB) e Professor Santello (PTB), além dos secretários municipais Renato Segalla, da Agricultura, e Nei Haveroth, do Meio Ambiente.

Ao agradecer o título, o coronel Mário Wako disse que ficou surpreso ao ser lembrado, já que deixou o grupamento de Cascavel há 22 anos, e por isso se confessou honrado. “E quero dividir essa honra com os oficiais e praças que trabalharam comigo naquele período todo. Sem a colaboração e sem o apoio deles, não teríamos feito nada. Sou grato ainda aos prefeitos com quem trabalhei, Fidelcino Tolentino e Salazar Barreiros, e aos secretários municipais com quem atuei diretamente, por terem atendido as nossas demandas”, lembrou ele.

Falando de si na terceira pessoa, o coronel Fernando Schünig também manifestou gratidão aos militares que atuaram com ele. “Se o Fernando está aqui hoje, se fiz o que pude fazer, e se estou hoje na Coordenação Estadual da Defesa Civil, é graças a esses bombeiros valorosos que estão aqui e aos que já se foram. Como é bom a gente poder chegar na nossa casa, em Cascavel, mesmo morando em Curitiba há um ano já, e receber esses abraços calorosos de pessoas amigas e que fazem parte da minha vida”, disse ele, emocionado.