Notícias

Diretor da Penitenciária Estadual, Sergio Sarquis, recebe reconhecimento do Legislativo

A Câmara de Cascavel entregou nesta segunda-feira (28), Votos de Louvor e Congratulações ao Policial Penal Sergio Renato Sarquis Pinto em reconhecimento aos mais de 17 anos de serviços prestados junto às unidades de tratamento penal de Cascavel/PR, em especial pelos excelentes serviços prestados na gestão da Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho - PEC, onde atualmente é o diretor.

Durante a homenagem, que foi proposta pela Comissão de Segurança Pública da Câmara, formada pelos vereadores Policial Madril, Pedro Sampaio e Sadi Kisiel, Sarquis esteve acompanhado dos diretores da unidade, do coordenador regional de polícia penal, da chefia de inteligência e de segurança e de inúmeros colegas policiais penais.

Sergio Renato Sarquis Pinto nasceu em 1973, filho de Iracema Sarquis Pinto e Paulo Rodrigues Pinto. É casado com a Luciane Dalla Valle de Jesus e pai de Amanda. Formado em Engenharia Naval e Gestão Pública, tem pós-graduação em Gestão da Segurança Pública e em Gestão, Inteligência e Contrainteligência em Segurança Pública, Curso de Formação de Operadores do Grupo de Segurança Interna - GSI. É especialista no Curso de Transição para Operações da Polícia Penal – CTOPP e Brigadista, entre outras especializações.

O policial penal iniciou sua carreira na área de Segurança Pública em São Paulo no ano de 2002 na cadeia de Paraguaçu Paulista. Em 2003 frequentou o Curso de Formação Técnico Profissional de Agente de Segurança Penitenciária pela Escola de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Ingressou no DEPPEN Paraná como Agente Penitenciário no ano de 2006, lotado na então Penitenciária Industrial de Cascavel – PIC, atualmente PIMP UP, assumindo a função de Inspetor de Equipe. Em março de 2008, começou sua trajetória junto à unidade penal que agora dirige. No Centro de Ressocialização de Cascavel, como era denominada a Penitenciária Estadual, assumiu a função de Subchefe da Divisão de Segurança e Disciplina e ao lado do chefe de segurança Flávio Crivari, administrou a maior unidade prisional da região de Cascavel, com presos de alta periculosidade.

Em maio de 2008 foi nomeado para responder pela função de Chefe da Divisão de Ocupação e Qualificação, acumulando com a função que já exercia como Subchefe da DISED. Em outubro de 2010 foi designado para exercer a função de Chefe da Divisão de Prontuário e Movimentação. Em dezembro de 2012 foi respondia pela função de Chefe do Setor de Informática da unidade, que passou a ser denominada Penitenciária Estadual de Cascavel - PEC.

“A competência e profissionalismo de Sarquis foi mais uma vez reconhecida em 2019, quando foi designado para função de Chefe de Segurança da Penitenciária Industrial de Cascavel – PIC, realizando um trabalho exemplar, implementando e aumentando os canteiros de trabalho, realizando ações onde colocava a unidade penal PIC como modelo de unidade de progressão de todo o Estado do Paraná”, destacou Pedro Sampaio.

Em 2021 retornou à PEC, já chamada de Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho – PETBC, como Vice-Diretor de Estabelecimento Penal, ao lado do Diretor Rodrigo Augusto Cardoso da Silva. Em 2023, foi designado para exercer a função de Diretor de Estabelecimento Penal, função que exerce até o momento.

Como destacou Mardril, “dentre os grandes feitos de Sarquis como diretor da unidade penal, vale destacar a reestruturação dos setores administrativos otimizando espaços, respeitando as individualidades de cada segmento; a reforma do alojamento dos Policiais Penais e a estruturação do Grupo GSI que atua na segurança interna da unidade”.

A unidade dirigida atualmente por Sarquis conta com 29 canteiros (interno e externo) de trabalho; 14 empresas conveniadas; mais de 600 presos beneficiados com remições através do trabalho, estudo, leitura e artesanato. São 157 presos assalariados, 67 recebendo pecúlio.

Um dos principais focos da gestão de Sarquis, para além de propiciar melhores condições para a ressocialização dos custodiados, é o intensivo combate a entrada de ilícitos para o interior da unidade. As ações implementadas por Sarquis garantiram e expressiva redução da entrada de ilícitos, com aumento das apreensões de telefones celulares e drogas.

Na sua gestão, houve significativas melhorais e ampliação de atendimentos em todos os setores (saúde, educação, assistência jurídica e trabalho). Houve crescimento nos serviços virtuais disponíveis (audiências, visitas de familiares e atendimento à advogados, e também nos atendimentos médicos e odontológicos.

Apenas nos primeiros seis meses de 2023, comparado com todo o ano de 2022, o setor educacional registrou melhora de 92,55%, saindo de 1.719 atendimentos para 3.310. Atendimentos de saúde-médico/odontológico registraram crescimento de 580%, saindo de 1865 atendimentos para 12.682.  A Divisão de ocupação e qualificação registrou crescimento de 17,64 % nos atendimentos, enquanto o serviço social registrou crescimento 41,47%. O atendimento para advogados cresceu cerca de 36,92%. A entrada de drogas na unidade teve redução de 99,84%, enquanto a entrada de celulares reduziu 94,65%. Nenhuma fuga foi registrada no período.

Assessoria de Imprensa/CMC