Doutora Hi Ann agora é cidadã honorária de Cascavel

Nesta quinta-feira (09), a Câmara de Cascavel entregou o título de cidadã honorária para a doutora Hi Kyung Ann, outorgada por meio do Decreto Legislativo nº 74 de 2022, proposto pelo vereador Serginho Ribeiro (PDT).

Há mais de 38 anos Hi Ann trabalha na cidade e luta para manter a oferta do transplante renal em Cascavel, que completa 37 anos e se confunde com a própria história em nosso município. Como destaca o proponente da homenagem, Serginho Ribeiro, “sobre os olhos e cuidados da Dra Hi mais de 350 transplantes foram realizados e centenas de vidas foram salvas”.

Hi esteve acompanhada de seu marido, Ivo Antonio Billi Filho, familiares e amigos que conquistou durante toda a vida. Participaram do evento também o deputado estadual Marcio Pacheco, os vereadores Sadi Kisiel e Cidão da Telepar, Dr. Miroslau Bailak, secretário de saúde de Cascavel, Dr. Jesus Viegas, presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Fabio Scarpa, diretor em Cascavel do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Dra. Lilimar Mori, diretora da 10ª Regional de Saúde, Dr. Milton Tanaka, da Master Clinica, Dr. Tomaz Tanaka e Dr. Univaldo Sagae, sócios-fundadores do Centro Médico Gastroclínica, Dr. Mauricio Amaral, da Renalclin, Dr. Ildemar Canto, diretor administrativo do Hospital São Lucas, Jaqueline Gurgacz Ferreira, reitora da FAG, Soraia David, jornalista e diversos colegas de trabalho da médica.

Hi Kyung Ann nasceu na cidade de Incheon, Coréia do Sul, em 8 de abril de 1953, sendo a quarta de seis filhos. Seu pai era industrial e possuía uma fábrica de óculos e sua mãe era dona de casa, e também auxiliava na fábrica do esposo. Em 1965 seu pai imigrou sozinho para o Brasil e foi trabalhar em uma charutaria na porta de um restaurante de São Paulo, e em 1967 sua mãe e irmãos vieram para o país.  A viagem da Coréia do Sul até o Brasil foi de navio e durou setenta e oito dias.

Assim que a Hi Kyung Ann chegou no Brasil ingressou em uma escola municipal na cidade de São Paulo, em um ano conseguiu concluir o primário e logo após fez a prova de admissão no colégio Dom Pedro II. Para acelerar seus estudos, realizou cursos supletivos e com oito meses de preparação ingressou em um curso para vestibular na cidade de Porto Alegre. Em julho de 1973, ao tomar conhecimento de vestibulares nas cidades de Londrina-PR e Brasília-DF, optou pela cidade paranaense, por ser mais próxima. E após cinco anos e meio no brasil começou seus estudos em Medicina após passar no vestibular da Universidade Estadual de Londrina.

Mesmo após todos os desafios que impõe uma graduação, especialmente pelo seu desconhecimento da língua portuguesa, em julho de 1979, se formou em medicina pela UEL, em seguida iniciou residência de medicina interna na instituição, depois residência de nefrologia no Hospital Evangélico de Londrina.

Em dezembro de 1983 foi convidada para montar uma equipe de transplante renal, pela direção da antiga Clínica Médica Nossa Senhora Salete, em Cascavel, e no dia 4 de janeiro de 1984, iniciou seus trabalhos no hospital.

Um dos fatos mais marcantes que envolvem a Dra Hi e que mostra o compromisso dela com a inventividade e vanguarda da medicina foi em 14 de setembro de 1984, quando foi realizado o primeiro transplante renal do Oeste do Paraná, por uma equipe formada com apoio total da direção do hospital.

Quando chegou em 1984, Cascavel ainda era pequena, com poucos médicos, e a doutora ajudou e acompanhou o desenvolvimento da medicina na cidade que conta hoje com mais de mil médicos, hospitais e clínicas de alta tecnologia e dois grandes e conceituados cursos de medicina.

Dra. Hi Kyung Ann também foi auditora concursada do estado por 32 anos e por 16 anos delegada do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Em sua carreira enfrentou diversos momentos de tensão e sofrimento, principalmente na luta contra serviços precários de saúde ofertados. Nesses seus trabalhos conseguiu lutar e buscar pela melhoria dos serviços de saúde tanto públicos e privados em nossa região.

Em 1989, quando inaugurado o antigo Hospital Regional, atual Hospital Universitário do Oeste do Paraná, não havia médicos para atender os pacientes e como Hi já era médica do estado, pediram que atendesse na primeira semana de operações. Quando posteriormente foi inaugurada a UTI novamente foi designada a atuar como chefe de UTI e formar corpo clínico com 16 médicos para que a unidade funcionasse. Após sete meses de trabalho voluntário foi dispensada das funções do hospital, mas sempre se manteve disposta a ajudar e auxiliar no desenvolvimento da saúde em nossa região.

Pela proximidade de Cascavel com o Paraguai, que possui grande colônia de coreanos, os auxiliou em tratamentos em nossa cidade, que se tornou referência a eles pelo tratamento humanizado e de alta qualidade. Inclusive essas ações renderam uma homenagem do cônsul geral da Coreia do Sul do Paraguai.

Trabalhou por mais de 15 anos no Recanto da Criança e atua há mais de 35 anos no abrigo São Vicente de Paula, primeiro em funções médicas e hoje nas necessidades materiais da instituição.

A Dra. Hi Kyung Ann, hoje aposentada, segue pesquisando e buscando aperfeiçoamento profissional e consolida seu legado na medicina de nossa região como uma grande inspiração para colegas de profissão e futuros médicos.