Edson Souza comemora residência em Enfermagem Obstetrícia no HUOP

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná-HUOP está em processo de evolução no atendimento na área da maternidade. Em março de 2022, o Governo do Estado do Paraná oficializou o repasse de 10 milhões de reais para a construção da Ala Materno Infantil, oriundos de emenda parlamentar do então deputado estadual Gugu Bueno. Neste final de ano, o HUOP anunciou a abertura do edital para preenchimento de vagas para a Residência em Enfermagem Obstetrícia, mais um passo rumo à excelência no tratamento de gestantes.

O programa de residência busca a especialização de profissionais da Enfermagem na área da obstetrícia, visto que o HUOP terá um aumento neste tipo de atendimento com a futura abertura da Ala Materno Infantil. A professora da Unioeste e coordenadora da Residência, Alessandra Engles, comenta quais competências serão adquiridas pelos participantes durante o período de experiência. “Esse curso dá o título de enfermeiro obstetra, que é aquele profissional habilitado a acompanhar os pré-natais e para assistir a mulher durante toda a gestação, trabalho de parto, pós-parto e aleitamento materno”, explica.

Feliz com o desenvolvimento do Hospital nesta área, o vereador Edson Souza (MDB) comemora a ampliação do processo de qualificação dos profissionais para o atendimento das mães. “O HUOP está buscando cada vez mais atender as gestantes com qualidade. A abertura da Ala Materno Infantil é um grande passo para acolher essas pacientes de forma humanizada. Agora, com a residência em obstetrícia, o Hospital formará profissionais extremamente qualificados que, somados à estrutura de primeira, darão o melhor atendimento à essas pacientes”, comenta. O vereador parabeniza a Direção do Hospital Universitário (Rafael Muniz, Rodrigo Barcella, Vilson Dalmina, Alex Sandro Jorge e Sara Trecossi) e ao reitor da Unioeste, Alexandre Webber, além da professora Alessandra Engles (coordenadora da residência) e todo o colegiado do curso de Enfermagem da Unioeste, por buscarem cada vez mais um atendimento de qualidade para a região.

A atuação dos profissionais selecionados será ampla, com atividades no Centro Obstétrico do HUOP, no Alojamento Conjunto (Maternidade do HUOP), Banco de Leite, Unidade de Cuidados Intermediários (atendimento aos recém-nascidos), além de atuar na Atenção Primária à Saúde, com atendimentos em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Cascavel.

As inscrições para a residência acontecerão do dia 8 de dezembro de 2022 até as 17 horas do dia 16 de dezembro de 2022. O processo seletivo, que terá início em janeiro de 2023, consiste em três fases: prova escrita, entrevista e análise do currículo. Após concluídas as três etapas, serão selecionados quatro profissionais para fazerem parte do programa de residência. A bolsa para os participantes é de R$ 4.100,00.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC