Faixas de espera para motociclistas indicadas por vereadores são implantadas

Sugeridas pelos vereadores Professor Santello (PTB) e Mazzuti (PSC), as áreas de espera para motos em Cascavel já estão sendo implantadas em vários pontos da cidade.  E, para informar o uso adequado do espaço, equipes da Transitar estão fazendo orientações em ações educativas.

As ações educativas iniciaram na última semana por meio do Projeto de Direção Segura. Na segunda-feira (31), aconteceu no cruzamento das ruas Minas Gerais e Riachuelo, com trabalho de orientação dos agentes de trânsito aos motociclistas, condutores, pedestres e demais usuários que passaram pelo local.

Os “bolsões” estão sendo gradativamente implantados em cruzamentos semaforizados que permitem este tipo de delimitação, ou seja, em que a via seja de mão única, apresente conflito de trânsito e baixa visibilidade na travessia. Mais seis cruzamentos estão programados para receber a sinalização, a qual visa melhorar a visibilidade de condutores e pedestres, dar maior fluidez e segurança ao motociclista e reduzir acidentes no trânsito.

A área de espera é delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à parada de motocicletas, motonetas e ciclomotores no aguardo da abertura semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

A proposta feita pelos legisladores foi implantada pela Transitar em comemoração ao Dia do Motociclista, em 27 de julho do ano passado, como um projeto-piloto no cruzamento da rua Erechim com a Vicente Machado, que ficou em análise pela equipe técnica até dezembro. Com a aprovação da comunidade, foi dada sequência com a sinalização nos demais locais.

“Nesse período de observação dos agentes e conforme relatos dos usuários da via ao órgão de trânsito, ainda há muito que se melhorar em relação ao comportamento de todos que param nos semáforos com área de espera para motos, para que o objetivo seja alcançado, mas acreditamos que, assim como aconteceu no cruzamento que recebeu a primeira, também deverá ocorrer com os demais, a partir do aculturamento dos condutores”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Muita gente ainda desconhece que já possuem áreas de espera segura os cruzamentos das ruas Erechim x Vicente Machado; São Paulo x Rua Pio XII; Cuiabá x Marechal Cândido Rondon; Vitória x General Osório; Recife x Marechal Cândido Rondon e Minas Gerais x Riachuelo. Nesses locais a sinalização deve ser respeitada.

“Como é uma questão cultural e comportamental, estamos intensificando as ações educativas para que essa sinalização passe a fazer sentido para todos, de forma que o respeito seja diário e o objetivo seja alcançado”, complementa a coordenadora do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura. O objetivo, destaca, é evitar conflitos e acidentes ao melhorar a convivência entre carros, motos e pedestres em Cascavel, onde a pressa é geralmente a causadora de acidentes.

Mais seis locais centrais, considerados com grande fluxo de motocicletas e conflito de visibilidade, já foram colocados no cronograma da sinalização de trânsito para receber as áreas de espera no primeiro trimestre deste ano. São eles: Cuiabá x Salgado Filho; Cuiabá x Pio XII; Minas Gerais x Souza Naves; Minas Gerais x João Pessoa; Minas Gerais x Antônio Alves Massaneiro; e Minas Gerais x Afonso Pena.

Além da Prefeitura de Cascavel, por meio da Transitar, a implantação das faixas contou com o apoio do major Amarildo Ribeiro, então subcomandante do 4º Grupamento de Bombeiros e coordenador do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN em Cascavel.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC