“Finalizamos 2022, mas já estou pronto para o 3º mandato como presidente”, diz Alécio

O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola, finaliza o ano de 2022 com vários motivos para comemorar. Sua gestão tem como marca a parceria com todos os vereadores, seja para ouvir suas demandas, conselhos e debater o que é melhor para a sociedade cascavelense. Prova importante dessa parceria é a quantidade de proposições apresentadas no decorrer de 2022: 170 projetos de lei, 1617 indicações, 93 moções e 308 requerimentos ao Poder Executivo.

“Foi um ano fantástico dentro do Poder Legislativo. Recebemos inúmeros projetos de lei, e terminamos o ano sem nada engavetado, todos discutidos nas comissões e colocados em votação no plenário”, disse ele, empolgado. Alécio destaca ainda os avanços dentro da Câmara no controle interno de cada departamento. “Tivemos nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná pelo 3º ano consecutivo, sem nenhum tipo de determinação ou ressalva. Isso é fruto do trabalho de cada departamento e do empenho de todos os servidores desta Casa de Leis”.

O ano de 2022 fica marcado com a aprovação das emendas impositivas, fruto de muita discussão entre o presidente Alécio e o prefeito Paranhos, para que a partir de 2023, cada vereador tenha uma verba de R$ 427.523,80 para destinar e auxiliar as secretarias na execução de obras e melhorias nos mais diferentes setores. “É importante lembrar que 50% dessa verba temos a obrigatoriedade de encaminhar a saúde, ou seja, R$ 213.761,90. E fomos além, cada vereador destinou R$ 100 mil e nosso gabinete R$ 200 mil, perfazendo um valor de R$ 2,1 milhões, que serão utilizados nas cirurgias eletivas, e assim buscarmos juntos a diminuição da fila de espera em procedimentos cirúrgicos e exames”.

Balanço do mandato

Durante os quatro anos do presidente Alécio Espínola à frente da administração da Câmara Municipal, foram apresentados aproximadamente 750 Projetos de Lei, mais de 230 moções, 970 requerimentos e 6,1 mil indicações. Vale o destaque também da eficiência, transparência e economia que ele busca incorporar a cada setor da Câmara, dando liberdade aos gestores para que conduzam suas equipes da melhor maneira possível, mas sempre valorizando a qualificação de cada servidor e o bom uso do dinheiro público.

Comunicação Social

Na área da comunicação social da Câmara, foi feita a remodelação do portal, com o intuito de dar mais visibilidade as ações dos vereadores e das Comissões Permanentes. A pedido do presidente, o setor foi transformado em uma redação de comunicação, com abertura e parceria afiada com toda a imprensa de Cascavel. Os acessos ao site da Câmara aumentaram em 320%, com aproximadamente 460 mil usuários mês, além do engajamento com as redes sociais. Além disso, as pautas das sessões são detalhadas e analisadas para que tanto a imprensa quanto a população saibam melhor o que está sendo votado.

Em 2023, o setor planeja dar ainda maior visibilidade aos vereadores, com vídeos e ações em tempo real nas redes sociais e no Youtube. Outro projeto é fazer o resgate histórico da vida e atuação dos antigos vereadores, com espaço especial também no portal da Câmara, com vídeos e entrevistas. Em parceria com a Escola do Legislativo, bastante fortalecida nesta gestão, a Comunicação prepara uma cartilha educativa institucional, que fortalecerá a Câmara junto às escolas e à comunidade.

Devolução de valores

A economia durante os dois mandatos de Alécio Espínola como presidente da Câmara fez com que fossem devolvidos aos cofres públicos R$ 30.353.914,20. Esse valor corresponde ao montante de um ano inteiro de orçamento que a Câmara tem direito de utilizar. Em 2022 a devolução será de R$ 5.100.437,19. Em 2021 foi de R$ 9.784.748,40, em 2020, R$ 6.675.733,62, em 2019 de R$ 8.792.995,01, que somados passam de R$ 30 milhões.

Expectativa para o terceiro mandato

A nova mesa diretora para o biênio 2023/2024 terá como presidente o vereador Alécio Espínola, 1º vice-presidente Vilmar Melo, 2º vice-presidente Valdecir Alcantara, 1º secretário Sidnei Mazutti e 2º secretário, Sadi Kisiel. Essa nova composição foi votada em plenário ainda no mês de julho, e conduz Alécio para o 3º mandato como presidente, algo histórico dentro da política cascavelense, pois é o único vereador desde a emancipação política e administrativa de Cascavel, em 1951, a atingir tal feito.

“O terceiro mandato é fruto de muito trabalho e transparência em nosso dia a dia. Sei do meu compromisso político com a sociedade de Cascavel, principalmente com os bairros. Faço política de forma justa e organizada, sem deixar de atender àqueles que mais precisam, pois gosto de estar junto ao povo. Durante esse período à frente da Câmara, tive a oportunidade e honra por duas vezes de assumir a prefeitura de Cascavel, algo que jamais sonhei, mas que fiz com muito orgulho e dedicação, e prometo seguir dentro da mesma linha de trabalho para o crescimento da minha cidade”, conclui o presidente Alécio Espínola.