Josias de Souza homenageia jogador Cristiano Ávalos com medalha esportiva

O ex-zagueiro campeão brasileiro Cristiano Ávalos, que hoje comanda os jovens do sub-20 do FC Cascavel, será homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha Esportiva “Osmar Xiquinho Zimmermann”. O autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 7/2022, aprovado em Plenário na sessão de terça-feira (31), é o vereador Josias de Souza (MDB).

“Ávalos, com seu talento e boa condição física, contribuiu para brilhantes conquistas dos clubes por onde passou, colocando o nome do nosso município em destaque”, afirmou o parlamentar ao justificar a proposição. Nascido em Cascavel, Ávalos jogou em vários clubes no Brasil e no exterior, tendo sido campeão paranaense pelo Athletico/PR e depois campeão brasileiro e bicampeão paulista pelo Santos.

“Meu primeiro clube foi o Cascavel e o último clube da minha carreira foi o FCC. Vim para cá em 2014 já com a intenção de voltar para Cascavel. Montamos uma escolinha de futebol e depois tive a oportunidade de ajudar o time a chegar à primeira divisão do futebol paranaense”, conta o atleta, ao fazer um resumo da sua carreira.

Carreira de conquistas

Cristiano Ávalos dos Passos, mais conhecido por Ávalos, é um ex-jogador de futebol. Natural de Cascavel, nascido em 27 de dezembro de 1977, filho de Rosalina Espíndola de Ávalos e Ilton dos Passos. Casado com Carolina Oliveira Ávalos dos Passos, é pai de Nataly Oliveira Ávalos dos Passos.

Ávalos começou sua carreira profissional no Flamengo Esporte Clube do Paraná, tendo passado ainda por Athletico/PR, Comercial e Paraná, antes de chegar ao Santos, onde obteve o maior destaque da carreira. Anunciado em 28 de junho de 2004 no Peixe, Ávalos conseguiu ser campeão brasileiro em 2004 e ganhou o bicampeonato paulista em 2006 e 2007. No Athletico/PR foi campeão estadual. Depois, foi jogador do Comercial/SP e, de Iá, partiu para o Suwon Bluewings, da Coreia do Sul.

Em abril de 2007, foi contratado pelo Sport para a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Em agosto de 2010 foi contratado pelo América/RJ para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Apesar dos três meses sem jogar após a fim do campeonato paulista, o jogador surpreendeu ao se apresentar em boa condição física. Em 2010 aceitou a sua transferência para o Volta Redonda. Já em 2011, atuou no futebol capixaba, pelo Vilavelhense. Ainda em 2011, Ávalos assinou contrato com o São José.

Agora, transfere-se para o Clube do Remo para a disputa da série D em 2012. No clube desde o início da Série D, Ávalos sofreu com algumas contusões e ainda assim foi titular na maioria das partidas da equipe azulina no torneio nacional. No mês de junho de 2014, o zagueiro acerta com o São Jorge Futebol Clube, do Paraná, para atuar em jogos do campeonato amador da região. Logo na estreia no dia 22 de junho, contra o Atlético Marialva, o zagueiro marcou um gol e ajudou seu time na vitória por 3 a 0. Em 2016, atua na equipe do Flamengo EC, clube amador de Foz do Iguaçu/PR.

Hoje, Ávalos é treinador de futebol e está atuando há 3 anos como técnico das categorias de base do Cascavel. Agora, o ex-jogador utiliza o conhecimento e a experiência que teve no futebol para lapidar talentos, ensinar e aconselhar os futuros atletas sobre como construir uma carreira de sucesso.