Josias pede aumento do prazo antes de negativar consumidores de luz e água

O vereador Josias de Souza (MDB) encaminhou nesta quarta-feira (23) o Requerimento 251 de 2023 para o chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, João Carlos Ortega, pedindo que o órgão estude a viabilização de uma norma legal determinando que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), só incluam o nome dos consumidores de baixa renda nos órgãos de proteção ao crédito após as faturas estarem vencidas há mais de seis meses.

“Sabemos que muitas pessoas não conseguem pagar suas contas de água e luz porque estão em uma situação financeira muito difícil e não porque agem de má fé”, defendeu o vereador. Segundo ele, é preciso que se criem políticas publicas com urgência para garantir o acesso às condições mínimas de vida das pessoas, como é o caso de água, luz e alimentação, por exemplo. “Afinal, estamos falando de serviços básicos, que ninguém pode ficar sem”.

O não pagamento das contas básicas já impacta de modo definitivo na vida das famílias, afinal, os serviços podem ser cortados. Porém, ao ter seus nomes negativados as famílias perdem ainda seu poder de compra e não conseguem acesso à crédito, a financiamentos ou fechar contratos de aluguel, etc.