Josias quer que doadoras de leite materno tenham passe livre no transporte coletivo

Como forma de incentivar a doação de leite materno, o vereador Josias de Souza (MDB) está propondo à Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) que conceda o passe livre em todo o transporte coletivo para as mulheres doadoras. A sugestão está na Indicação nº 1051/2023, lida esta semana em Plenário e em seguida encaminhada ao Executivo.

Para Josias, a medida pode ajudar a garantir a manutenção do Banco de Leite Materno. “O Poder Público precisa incentivar a participação ativa das pessoas doadoras. Conceder a isenção é uma forma de dar valor a esse ato solidário e de facilitar o acesso aos locais de coleta”, defende ele.

A OMS (organização Mundial de Saúde), recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses e, após esse período, mesmo com a introdução de outros alimentos, a amamentação permaneça até pelo menos os dois anos de idade.