​​Júnior da Abadá Capoeira tem seu trabalho reconhecido pelo Legislativo

A Câmara de Cascavel entregou nesta segunda-feira (24), Votos de Louvor e Congratulações ao Professor de Capoeira Valderico Barbosa da Cruz Júnior, conhecido como Júnior do Abadá, por seus brilhantes trabalhos prestados no desenvolvimento e difusão da Capoeira em Cascavel e região. A homenagem foi proposta pela Comissão de Cultura e Esporte, formada pelos vereadores Serginho Ribeiro, Policial Madril e Pedro Sampaio.

A Abadá-Capoeira é uma das mais importantes difusoras da arte da capoeira em nossa cidade e conta com uma história louvável de luta e persistência para quebrar preconceitos e levar conhecimento, técnica e arte para os jovens e adultos de nossa cidade. Como explica a Comissão, “a Abadá procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal”.

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, e de forma especial por Júnior, são extensos e mereceram premiações e reconhecimento nacional. Ainda, deve ser mensurado o trabalho social e pedagógico que o grupo realiza com pessoas em situação de vulnerabilidade social, e o trabalho de preservação de espaços público que o grupo já realizou.