Notícias

Lauxen preside o Conselho de Ética

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Cascavel, ficou decidido que o vereador Jorge Victor Lauxen (DEM) vai presidir o Conselho de Ética instituído nesta semana para apurar se houve falta de decoro parlamentar por parte do vereador Mário Seibert (PMDB), que está sendo acusado de tráfico de influência. De acordo com as denúncias veiculadas em órgãos de comunicação, o vereador teria admitido, durante programa de televisão, que sua esposa, que trabalhava até então na Secretaria de Cultura, pagava com o salário parcelas de uma dívida sua (Mário) com o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura e atual secretário de Obras, Cléverson Thomé. Com isso, Seibert acabou acusado de trocar o benefício pelo apoio político ao prefeito Lísias Tomé.
O Conselho de Ética terá ainda os vereadores Otto dos Reis Filho (DEM) como relator, Leonardo Mion (PPS) como secretário e Soni Braz Lorenzi (PMN) e Seno Tanilo Rhoden (PTB) como membros. Os vereadores têm prazo entre 60 e 90 dias para concluir o relatório, dependendo de situações técnicas encontradas durante o processo. As punições, em caso de condenação, vão de advertência pública e suspensão por 60 dias até a cassação de mandato, que obrigatoriamente deve passar por apreciação do plenário.
O presidente do conselho, vereador Jorge Lauxen, já solicitou à assessoria do Legislativo cinco cópias das entrevistas concedidas pelo vereador Mário Seibert às emissoras de rádio e TV de Cascavel. Os cd’s serão repassados aos cinco integrantes para análises individuais dos conteúdos. Também já ficou agendada uma nova reunião para a próxima segunda-feira (18), na qual serão definidos os primeiros passos do Conselho de Ética. “Fazemos questão de ressaltar que nosso trabalho jamais será pautado por questões partidárias. Não haverá qualquer vestígio de conotação política”, finalizou o relator Otto Reis.



LEGENDA
Reunião na qual ficou definida a hierarquia do Conselho de Ética da Câmara de Cascavel

CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.