Liliam sugere ao Meio Ambiente cadastro das araucárias existentes em Cascavel

A vereadora Professora Liliam (PT) apresentou na secretaria da Câmara a Indicação nº 1545/2022, na qual sugere à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a criação de um banco de dados sobre a Araucaria angustifolia, espécie nativa conhecida como araucária ou pinheiro-do-paraná. Antes do protocolo, ela discutiu o assunto com o secretário Nei Haveroth.

Em seu pedido, a parlamentar propôs que o banco de dados inclua informações como: 1) o número de árvores da espécie existentes e sua localização em Cascavel; 2. as denúncias de corte ilegal da espécie; 3. as conclusões a respeito da apuração das denúncias citadas no item anterior; e 4. as multas aplicadas e valor arrecadado por conta do corte indevido da araucária.

“No último estudo conhecido, estimou-se haver cerca de 0,8% da cobertura nativa de araucárias no Paraná. Deste modo, a preservação dos remanescentes da espécie é uma demanda urgente, e a presente proposição vem no sentido de contribuir para a perpetuação de um dos patrimônios naturais do nosso estado”, justificou Liliam. Segundo a vereadora, a proposta foi bem recebida pelo gestor do Meio Ambiente, Nei Haveroth.