​Material educativo da Câmara de Cascavel é lançado nesta segunda-feira (06)

Você já visitou a Câmara de Cascavel? E o vereador ou vereadora em que você votou: como tem sido o trabalho deste representante nos últimos três anos? Você tem participado das audiências públicas e votações importantes para Cascavel? Cada um de nós tem um papel essencial para nossas comunidades e ele não se encerra no dia das eleições.

Para que nosso município seja um bom lugar para se viver, precisamos que as leis sejam eficientes, que o dinheiro público seja gasto nos lugares que mais precisam e que os representantes estejam atentos às demandas da população. E isso só é possível com a sua participação direta, enviando sugestões e reivindicações, acompanhando o vereador ou vereadora que você elegeu e os projetos que são votados na Casa.

Entendendo que também é responsabilidade das instituições ajudar na formação democrática, o presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), aprovou o primeiro material institucional produzido pelo Legislativo cascavelense. “Com o material lançado nesta segunda-feira (03) e agora também disponível gratuitamente pelo site, a população poderá conhecer melhor o que fazem os vereadores e vereadoras e como acompanhar os mandatos de perto”. O material será encaminhado às escolas, aos conselhos municipais e ficará disponível nas audiências públicas e visitas à Casa.

O material foi produzido nos últimos meses pelos jornalistas da Casa, Regina Krauss e Walter Ocampo, em parceria com a coordenadora da Escola do Legislativo Francielle Cordeiro, tem fotos de Flávio Ulsenheimer e diagramação de Andreia Lysik, sob coordenação da gerente de Comunicação, Waldirene Barbosa. “Nós trabalhamos neste material pensando sempre nos questionamentos que mais aparecem feitos pela população, muitas vezes no dia a dia mesmo. Há um desconhecimento muito grande em relação à participação política e ao papel de cada um dos Poderes. Queríamos contribuir para tornar a Câmara mais próxima das pessoas e mostrar que elas têm ferramentas para participar ativamente das grandes discussões da cidade e para cobrar eficiência de seus representantes”, explica Regina Krauss.

“Com a Escola do Legislativo nós temos recebido centenas de estudantes nos últimos anos, a grande maioria estão aqui pela primeira vez na vida. Este material servirá de apoio aos professores em sala de aula ao trabalhar este tema e esperamos que ajude a provocar mudanças positivas em nossa comunidade”, reforça Francielle Cordeiro.

Na cartilha, é possível aprender sobre quais são os três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo, saber um pouco mais sobre a história do Legislativo em Cascavel desde a emancipação do município, qual a atual formação da Câmara hoje, com 21 vereadores e vereadoras, como é organizada a gestão da Casa, com presidente, Mesa Diretora, vereadores e vereadoras, assessoria e setores administrativos. Como Poder independente e autônomo, a Câmara de Cascavel tem um orçamento de R$ 32.335.000,00 em 2023.

O material detalha ainda quais são as três principais funções dos vereadores e vereadoras: legislar, fiscalizar e representar a população. Eleitos para representar os interesses dos cascavelenses nas decisões sobre novas leis e políticas públicas, os parlamentares têm autonomia para fiscalizar todas as obras, gastos e serviços públicos executados pela prefeitura e podem propor projetos de lei que melhorem a qualidade de vida das pessoas e tornem a legislação mais eficiente. no material, está detalhado o processo pelo qual uma ideia se torna lei, como é analisado pelas 18 comissões permanentes da Casa e como é votado nas sessões que acontecem todas às segundas-feiras, às 9h e nas terças-feiras, às 14h.

Para fazer sua parte e acompanhar o trabalho dos parlamentares e todos os projetos, requerimentos e indicações protocoladas, seguem algumas dicas: siga o seu vereador nas redes sociais e veja em que ele está trabalhando;  acesse o perfil dos vereadores eleitos no site da Câmara de Cascavel e saiba mais sobre sua formação, dados pessoais e biografia, partido, quantos mandatos já exerceu, todas as notícias publicadas relacionadas aos seus mandatos, e todas as proposições apresentadas e atualizadas em tempo real;  acompanhe como votou seu vereador ou vereadora através da imprensa local ou pelo site oficial; participe dos debates e audiências públicas presencialmente ou pelas redes sociais. Todas as atividades podem ser assistidas em tempo real pelo Youtube.

Acesse e baixe gratuitamente a cartilha aqui.