Organização da Stock Car recebe moção de aplausos da Câmara de Cascavel

A Câmara entregou nesta terça-feira (28), através da proposta dos vereadores Cidão da Telepar (PSB) e Alécio Espínola (Podemos), Moção de Aplausos para a Vicar, organizadora da penúltima etapa da temporada 2023 que aconteceu em Cascavel. Receberam a homenagem Lincoln Oliveira (proprietário), Fernando Julianelli (CEO) e Vanda Camacho (diretora de operações). A prova aconteceu no último final de semana (25 e 26) de novembro e os fãs do automobilismo puderam conhecer de perto os pilotos e os carros.

O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel/PR, foi palco de duas grandes e movimentadas corridas, que determinaram os finalistas do ano e coroaram os vencedores do dia: Bruno Baptista (RCM Motorsport) triunfou com Toyota Corolla na Corrida 1, enquanto Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team) alcançou uma vitória marcante na segunda prova da rodada no Oeste do Paraná com um Chevrolet Cruze.

A Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. A década de 1980 para a Stock Car foi um período marcado por evolução e consolidação da categoria no país. Os carros ficaram mais velozes e itens de segurança foram agregados. Logo, a categoria caiu no gosto popular: a média de público nas corridas chegou a 50 mil pessoas.

O grid desta década é um dos mais competitivos da história, com a presença constante de pilotos com passagem pela Fórmula 1 dividindo curvas com novos astros do esporte. A temporada 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a principal categoria da América do Sul, que passou a contar com carros mais semelhantes aos vistos nas ruas.

Como lembrou o presidente da Câmara, Alécio Espínola, “a etapa da Stock Car em Cascavel fez reviver a paixão pelo automobilismo que acompanha os cascavelenses há mais de cinco décadas”. Além disso, todo o comércio local é impactado com o aumento de pessoas na cidade para assistir a prova. Esses eventos são uma importante injeção na economia, no setor de gastronomia e hotelaria e na geração de empregos.

“Cascavel tem uma pista icônica e histórica, e o prefeito Paranhos não mediu esforços para atender todas as demandas da Confederação Brasileira de Automobilismo para adequar a pista para que fosse possível receber um evento do tamanho da Stock Car”, destacou Cidão da Telepar. De acordo com a Secretaria de Esporte de Cascavel, a movimentação financeira impulsionada pelo automobilismo na cidade neste ano deve ser dobrada, passando de R$ 8 milhões para R$ 15 milhões.