Parceria entre Pedro Sampaio e Hudson Moreschi incentiva práticas integrativas de saúde

Uma parceria entre o mandato do vereador Pedro Sampaio (PSC) e o secretário Hudson Moreschi, da Assistência Social, prevê a introdução das chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC) de saúde no dia-a-dia dos servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (29), os dois se reuniram no gabinete do parlamentar para ouvir a proposta da terapeuta Ana Paula Cobuci Santos.

A profissional, que possui uma clínica de terapias integrativas no centro de Cascavel, se diz preocupada com o fato de que a maioria da população não tem acesso a esse tipo de recurso para promover e manter a saúde, que complementa os tratamentos convencionais. “Muitas pessoas têm acesso às terapias integrativas porque têm condição financeira, mas há muito mais pessoas em áreas de grande vulnerabilidade social que mal têm condição de comprar o alimento. Elas só podem utilizar esse benefício se for um serviço público. E a gente pode fazer isso, desde que a gente tenha respaldo da Prefeitura, da Câmara”, disse Ana Paula. “Já fizemos experiências incríveis durante a pandemia, com trabalho voluntário, mas queremos que isso seja expandido e se torne a nossa normalidade: ter o atendimento médico, o atendimento psicológico e junto com isso o atendimento das práticas integrativas”, completou.

Hudson Moreschi defendeu que, antes de conseguir levar isso como proposta para a Secretaria de Saúde incluir esse atendimento na rede pública, seria conveniente experimentar junto ao público interno na Prefeitura e na Câmara. “Se a gente não convencer os nossos trabalhadores de que isso é bom, a gente não vai convencê-los a oportunizar também aos pacientes. Primeiro, o servidor precisa acreditar naquilo que a gente está ofertando”, disse o secretário.

Por esse motivo, ele propõe um projeto piloto em parceria para oferecer as terapias a um grupo composto por coordenadores, pessoas de decisão, para convencê-los de que funciona. “Na sequência, como Secretaria, podemos formalizar algo para os trabalhadores em geral, e aí eu tenho a justificativa de melhorar a qualidade do trabalho do servidor”, explicou Moreschi. A partir daí, acredita, fica mais fácil ampliar a proposta para toda a população. O projeto que Ana Paula vai apresentar para o secretário Hudson Moreschi será baseado no que já foi elaborado para a Câmara.

Pedro Sampaio, por sua vez, se comprometeu a discutir com o presidente Alécio Espínola (PSC) sobre a implementação do projeto que já foi apresentado para a Câmara. “Aqui a gente tem um ambiente de trabalho que às vezes é pesado, estressante, e não é diferente da Prefeitura ou de uma empresa privada. Isso vem pra acrescentar na qualidade de vida do servidor”.

Conforme explicou a terapeuta Ana Paula Cobuci, as Práticas Integrativas e Complementares podem ser oferecidas pelo SUS, de acordo com as portarias 971/2006, 849/2017 e 702/2018 do Ministério da Saúde. As práticas relacionadas são: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição das mãos, meditação, medicina tradicional chinesa (inclui acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia), medicina antroposófica, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais e yoga.