Parquinhos devem ser inclusivos para crianças com deficiência, defende Edson Souza

Um projeto que garante a inclusão social de crianças com deficiência, de autoria do vereador Edson Souza (MDB), foi aprovado em primeiro turno de votação na Sessão Ordinária desta segunda-feira (25). A proposição legislativa define que todos os playgrounds, públicos ou privados, precisam disponibilizar brinquedos adaptados para crianças que possuem de deficiência.

Os brinquedos deverão ser construídos seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a fim de se adequarem as necessidades das crianças com deficiências de natureza física, visual, auditiva, mental ou com mobilidade reduzida. A quantidade de brinquedos adaptados varia de acordo com o tamanho do “parquinho”, sendo que o playground que possuir mais de 10 brinquedos, por exemplo, deve disponibilizar 20% de brinquedos adaptados.

Autor da proposição, o vereador Edson Souza comentou que o projeto contribui para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, valorizando a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “A recreação e a socialização com outras crianças representam uma parte imprescindível do desenvolvimento infantil. Historicamente, as crianças com deficiência são excluídas dos ambientes recreativos. Este projeto vem para garantir a participação e inclusão delas nestes espaços”, destaca.

Conforme disposto no texto do projeto, a adequação dos parquinhos públicos fica a cargo do Poder Executivo Municipal e poderá ser feita de maneira gradativa, com tempo necessário para a adaptação às novas regras. Para os novos playgrounds construídos, as novas definições precisam ser seguidas desde o início da construção.

O projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para o segundo turno de votação. Caso seja novamente aprovada, a proposição irá para a sanção do prefeito de Cascavel.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC