Pedro Sampaio recebe resultados de pesquisa realizada por André Beck Lima

O vereador Pedro Sampaio (PSC) recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (04) o advogado André Vinicius Beck Lima, que apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a segregação socioespacial em Cascavel (PR): O caso do bairro Melissa e do Conjunto Abelha.

Os dados coletados a partir da entrevista detalhada em 160 casas podem ajudar o Poder Público a melhorar a oferta de serviços públicos de saúde, educação, lazer, habitação, transporte coletivo, saneamento básico, segurança pública e cidadania e pensar com mais estratégia o planejamento urbano da cidade.

Como explicou Beck Lima, os dados mostraram que a população que habita estas comunidades têm moradias de baixo padrão, não tem acesso ao lazer e à cultura, enfrenta problemas na área de educação e saúde e tem acesso reduzido aos sistemas de auxílio e projetos sociais, o que acaba por gerar uma exclusão não apenas espacial, em razão dos bairros estarem afastados do centro, mas uma exclusão social destes moradores.

Durante a pesquisa, o vereador Pedro Sampaio e sua assessoria ajudaram o pesquisador a conhecer melhor a região e realizar as entrevistas com as famílias e agora, como afirma o parlamentar, os resultados podem ser utilizados para pensar projetos e propostas mais adequadas às comunidades periféricas.

O mestrado foi realizado na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento.