Pioneiro Luiz Martins Teixeira recebe título de cidadão honorário de Cascavel

Em uma cerimônia realizada na noite de terça-feira (06), o pioneiro Luiz Martins Teixeira recebeu o título de Cidadão Honorário de Cascavel. Quem fez a entrega no Plenário do Legislativo foi o proponente do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2022, vereador Pedro Sampaio (PSC). O parlamentar também recebeu do homenageado uma placa em agradecimento.

Paulista da cidade de Ipuã, onde nasceu em 1º de novembro de 1939, ele chegou a Cascavel em 1957, quando tinha apenas 18 anos. Casado com Aparecida Valério Martins Teixeira, ele é pai de Luiz Carlos, Angelina, Josiane, Jackson, Adriano, Gelson, Elizabety e Jefte, e também avô de 18 netos.

Em sua fala de apresentação, o vereador Pedro Sampaio destacou que o homenageado já era amigo de seu avô e da família. “Quando iniciamos nosso mandato, em 2017, o seu Luiz começou a vir nos fazer visitas no gabinete. Ele sempre vinha bater um bom papo e aquilo me fortalecia, eu achava isso de uma grandeza enorme. Recentemente, conversando com o filho dele, o Gelson, me despertou a vontade de prestar essa homenagem”, contou ele.

Em seguida, foi aberta a palavra aos amigos José Maximiano Pires, Décio Galafassi e Geter Valério. O último, que é cunhado de Luiz e também chegou a Cascavel em 1957, disse que “meu amor por esse homem só é superado pelo amor que a minha irmãzinha Cidinha tem por ele”. A cerimônia também teve as presenças do ex-prefeito Lísias Thomé, do deputado estadual eleito Oziel Batatinha, do vereador Cidão da Telepar (PSB) e do vice-presidente da Congregação Cristã do Brasil, Camilo da Silva.

Ao falar em agradecimento pela homenagem, Luiz Martins Teixeira ressaltou que deve a Deus toda a caminhada que o levou até o momento presente. “Quero agradecer também ao Pedro por essa dedicação por chegarmos até esse ponto aqui. Agradeço a presença dos amigos, como o Décio Galafassi, que chegou aqui um pouco antes de nós, mas que caminhou conosco nessa trajetória. Amassamos muito barro aqui na cidade”, relatou.

Trabalho profissional e na igreja

No ano de 1957, chegaram a Cascavel várias famílias. Entre elas, as chefiadas pelos pais de Luiz Martins Teixeira e de sua futura esposa, Cidinha Valério. A cidade era ainda pequena, com poucos habitantes. Nessa época, ele começou a atuar como barbeiro no Salão Mendes, e por meio desse oficio cultivou grandes amizades que o fizeram permanecer em Cascavel, onde acabou por fundar sua própria barbearia e constituir família.

Mas ainda no ano de 1958, juntamente com o seu sogro Antônio Valério, fundaram em Cascavel a Igreja Congregação Cristã no Brasil, no começo com poucos membros, porém com muita força e vontade de ajudar, e passaram a participar ativamente de causas sociais em prol dos necessitados. Como o município ainda era pequeno e os serviços públicos precários, principalmente os de saúde, costumava hospedar em sua casa os doentes que procuravam atendimento médico em nosso município.

Assim, ao longo de sua história, Luiz cultivou grandes amizades, e sempre se manteve ativo nas causas sociais. Desde o seu primeiro salão localizado na rua Paraná, até mais tarde quando foi transferido para a avenida Brasil, próximo ao Cine Delfin, sua barbearia se tornou um ponto de encontro de várias figuras conhecidas da política cascavelense, como Gilberto Mayer, Wilson Joffre, Jaci Scanagatta, entre outros, onde sempre eram debatidos assuntos para o progresso de nossa cidade e auxílio aos necessitados.