​​Procuradoria da Mulher inicia ações de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Nesta segunda-feira (21), a Procuradoria da Mulher da Câmara de Cascavel iniciou a programação que marca a campanha nacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher. No saguão da casa estão expostas histórias reais de violência e boletins de ocorrência de mulheres que viraram a página e hoje podem contar seus relatos para inspirar outras mulheres a lutar por suas vidas.

Nos relatos, a violência ocorre em todos os espaços onde a mulher está, mas principalmente dentro de seus próprios lares com seus companheiros. Como destacou a Procuradora da Mulher, vereadora Beth Leal, a “a violência pode ser física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e nenhuma mulher está segura, independente da raça, classe social ou grau de instrução”.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na Câmara, a exposição com relatos das mulheres fica no saguão durante toda essa semana e no dia 30 de novembro, à tarde, acontece uma roda de conversa sobre direitos das mulheres e conscientização sobre a violência.

A vereadora Professora Liliam, procuradora-adjunta, destacou a importância de que os homens busquem participar desses diálogos. “É necessário que os homens também entendam como o machismo atua na estrutura da criação masculina, qual o papel deles nesse sistema e como buscar sair da lógica machista e patriarcal”.