Professor Santello acompanha vistoria em vans escolares

O vereador Professor Santello (PTB), que também é presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores acompanhou nesta terça-feira (19), a vistoria das vans escolares feita pela Autarquia de Trânsito de Cascavel (Transitar).

A fiscalização, que é feita pela Divisão de Transporte da Autarquia, tem por objetivo garantir mais segurança ao retorno das aulas, uma vez que o período de férias está chegando ao fim. São avaliados diversos itens relacionados ao veículo e também ao condutor como itens obrigatórios de segurança, documento do veículo e também do condutor.

Durante a fiscalização, os proprietários e motoristas das vans também foram orientados sobre a necessidade da adequação da Lei 7.288/2021 de autoria dos vereadores Professor Santello e Beth Leal (Republicanos), que determina que escolas públicas e particulares e também o transporte escolar e coletivo afixem cartazes com informações contendo telefones para denúncias contra abuso, violência e assédio sexual infanto-juvenil.

Além das orientações, foram afixados adesivos produzidos pelos gabinetes dos vereadores com informações necessárias para a regularização. “Explicamos sobre a lei e fomos muito bem recebidos pelos responsáveis das vans, que se comprometeram em manter esse trabalho juntos às crianças e adolescentes, com o intuito de alertar e oferecer a esses jovens informações de quais canais podem denunciar esse crime que é a violência sexual”, comentou o vereador Professor Santello.

A lei

Desde o momento que a lei foi sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, os vereadores e suas assessorias iniciaram um trabalho em todas as escolas de Cascavel para que fosse colocada em prática.

Foram feitos cartazes ressaltando o Disque 100 para denúncias sobre abuso, violência e assédio sexual infanto-juvenil, números dos Conselhos Tutelares, Nucria e da Delegacia da Mulher e Demais números que possam contribuir e orientar que possíveis vítimas possam denunciar a violência sofrida.

Na semana passada terminais de Transbordo de Cascavel se adequaram à lei e as próximas ações serão nos ônibus escolares e ônibus de transporte público.

Em média, a cada hora, quatro crianças e adolescentes são abusados no Brasil. Em Cascavel, desde o início do ano, já foram registrados 36 casos de abuso sexual e um de exploração sexual. Destes, 15 foram de crianças e 18 de adolescentes. A fonte da informação é a Secretaria de Assistência Social.

A escola tem papel fundamental no combate ao abuso sexual infanto-juvenil e esses cartazes em locais visíveis. Vamos fazer nossa parte como professores e cidadãos.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC