Notícias

Professor Santello discute com comunidade ucraniana acolhimento a refugiados

Na noite de terça-feira (19), o vereador Professor Santello (PTB), esteve reunido com representantes da comunidade ucraniana de Cascavel e autoridades para discutir as possiblidades de acolhimento dos refugiados de Guerra da Ucrânia em nossa cidade.

A ideia era promover uma parceria entre Poder Público, Cáritas e comunidade ucraniana de Cascavel para receber, inicialmente, entre 10 a 20 refugiados, oferecendo estrutura básica como moradia, emprego, assistência à saúde, social e educacional (aulas de português), bem como acolhimento das crianças e adolescentes na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular (Colégio Sagrada Família).

“Ficou acordado que a partir de agora será enviada documentação (questionário) ao Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia em Curitiba, onde constará se temos ou não condições para receber essas pessoas”, ressaltou o presidente da Associação Ucranianos de Cascavel – Auvel, Pedro Litvin.

Outros pontos que serão analisados pelo Comitê nesse documento são as condições de acolhimento para o imigrante ucraniano, como políticas públicas e programas que poderão auxiliar e orientar o imigrante na cidade e também se o Município teve acesso à Deliberação CEAS nº 012/2022, de 11/03/2022, quanto ao Incentivo Emergencial Socioassistencial do FEAS (Fundo Estadual de Assistência Social) aos FMAS (Fundos Municipais de Assistência Social), além da estrutura para receber os ucranianos como oportunidades de emprego, aulas de português e acolhimento de crianças e adolescentes em escolas e creches.

Essas respostas atenderão à necessidade de esclarecimentos para a Embaixada e o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia e para a organização do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, quanto à logística e encaminhamento de imigrantes para o Município acolhedor, bem como para que os imigrantes ucranianos saibam para onde estão indo e o que lhes espera.

O vínculo entre a comunidade ucraniana e poder público é fundamental para esse suporte aos imigrantes. Queremos ajudar essas pessoas a reconstruir suas vidas, porém temos que dar esse amparo com estrutura para recebê-los. “O Paraná tem o maior número de descendentes ucranianos do Brasil, tenho certeza que também será o estado que abrirá portas para esses imigrantes”, ressaltou o vereador Professor Santello.

Estiveram presentes representantes do conselho deliberativo da Auvel:  Vera Adada, Demetrio Gulak, Dionísio Gulhak, Carla Nakoneczny, Pedro Litvin, Hilário Benoski, Moacir Michalichen, Basilio Zdebski, Pedro Litvin e Menedora Zdebski e Presidente da CAP – Conselho Administrativo Paroquial. Também estiveram presentes Arlindo Wust – Presidente da Cáritas e sua esposa, o secretário da Saúde Dr. Miroslau Bailak e a Irmã Teresinha, representando o Colégio Particular Sagrada Família.

Moção de apoio

Com a presença da comunidade ucraniana no plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel, foi aprovado no dia 08 de março deste ano, a Moção de Apoio nº 19/2022, manifestando solidariedade ao povo ucraniano e seu direito à paz, autodeterminação e integridade territorial. A moção foi apresentada pelo vereador Professor Santello (PTB) e pela vereadora Beth Leal (Republicanos), e foi aprovada por unanimidade.

Como esclarecem os proponentes do documento, “a guerra na Ucrânia e todo o sofrimento pelo qual os cidadãos daquele país estão passando atualmente não podem passar despercebidos nesta Casa de Leis”.  O Brasil abriga a maior comunidade de ascendência ucraniana da América Latina com mais de um milhão de pessoas, entre ucranianos e descendentes. Essa é a terceira maior comunidade de ucranianos e descendentes fora daquele país, depois dos Estados Unidos e Canadá. O Brasil é o principal parceiro econômico da Ucrânia na América Latina.

Veja matéria completa sobre a moção:

https://www.camaracascavel.pr.gov.br/comunicacao/noticias/camara-aprova-mocao-de-apoio-ao-povo-ucraniano-pela-paz-e-o-fim-da-violencia/

Os ucranianos de Cascavel e região

Os primeiros ucranianos chegaram em Cascavel na comunidade de Centralito, na década de 40. Em 1945 chega de Santa Catarina a família Kachuba. Já a família Hotz chega em 1949, proveniente de Prudentópolis, e em 1962, a família do Sr. Nicolau Gilnek se estabelece nesta cidade.

Vieram em busca de melhores condições de vida e trabalho, trazendo consigo a cultura, as tradições ucranianas e principalmente a religião. A religião, o rito e as tradições aparecem como necessidade vital, algo que dá sentido ao mundo ucraniano, por isso não mediram esforços em solicitar a vinda dos sacerdotes para a celebração da missa e posteriormente a construção da igreja na comunidade. As missas inicialmente eram rezadas nas casas dos imigrantes.

Em 1966 foi construída a primeira igreja ucraniana em madeira, que em 2001 foi demolida para dar início à construção de uma igreja em alvenaria, dentro das características e estilo no Rito Bizantino-Ucraniano com cinco cúpulas.

Grupo Folclórico Ucraniano Sonhachnek

O Folclore Ucraniano Sonhachnek foi fundado em 1986 pela Lucia Krominski. Grupo é dividido entre escolinha de dança, grupo infanto-juvenil, adulto, corpo coreográfico e diretoria. Sonhachnek na língua ucraniana significa “girassol”, a flor nacional da Ucrânia, o grupo escolheu como lema por querer ser sempre grato a Deus pelos dons recebidos. São crianças e jovens que dedicam seus finais de semana para aprender e divulgar a cultura ucraniana. Nesses 23 anos de existência, o Sonhachnek através da dança folclórica vem representando a comunidade ucraniana de Cascavel em várias cidades do Brasil.

Coral Nébo i Zémlia

O Coral da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inicialmente composto por 30 integrantes, era dirigido pelo maestro João Vogivoda. Em dezembro de 1990, a pedido do padre Samuel Koslinski, o maestro João Vogivoda, aceitou o desafio de formar o coral para cantar uma missa em ucraniano na TV Carimã em abril de 1991. A partir daí o coral começou a fazer apresentações na comunidade cantando missas e se apresentando nas noites ucranianas promovidas pelo grupo folclórico ucraniano Sonhachnek. Começou também a cantar missas em outras comunidades ucranianas do Paraná. Dentre estas: Sapucaia, Centralito, Roncador, Juranda, Pato Branco e Prudentópolis.

Celem

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas é uma oferta extracurricular e gratuita de ensino de línguas estrangeiras nas escolas da rede pública do Estado do Paraná. Em agosto de 2006, iniciou-se uma turma de Celem de Ucraniano no Colégio São Cristóvão com duração de 3 anos. A dificuldade, no início, foi de material didático. Em 2007, foi elaborado pelos professores de Celem de Língua Ucraniana um manual com apoio da Secretaria Estadual da Educação. Este material chegou às escolas no segundo semestre de 2008.

Auvel

A Auvel – Associação dos Ucranianos de Cascavel, entidade oficial sem fins lucrativos, conta com mais de 10 anos de existência e tem por objetivo valorizar e cultivar as tradições ucranianas.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC