Professora Liliam denuncia descaso com atendimento à saúde mental

O aumento da demanda por tratamento de saúde mental em Cascavel tem preocupado o mandato da vereadora Professora Liliam (PT), sobretudo após relatos de quem utiliza o serviço municipal. Por essa razão, a parlamentar esteve nesta segunda-feira (25) no Centro de Atendimento à Saúde Mental Ambulatorial (Casm), para averiguar a situação.

"As unidades básicas que encaminham pacientes de saúde mental para especialidade, tem o atendimento sobretudo neste Centro (no Casm), e alguns por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Nos últimos tempos, todos os pacientes foram transferidos para atendimento neste espaço. Portanto, o problema é estrutural e de falta de servidores, como acontece em todas as secretarias da gestão Paranhos", destaca Liliam.

De acordo com o apurado, os profissionais do Cisop passaram a atender na estrutura do Casm, mesmo sem ampliação do espaço físico e da equipe administrativa. O espaço é uma casa alugada e readequada pela Prefeitura, com apenas um banheiro masculino e um feminino para atender mais de 100 pacientes por dia, a maioria com acompanhante.

Ademais, pacientes que aguardavam atendimentos sentados no chão durante a visita da parlamentar afirmaram que há diferença entre as consultas do Casm e do Cisop. Enquanto o Casm agenda para que cada paciente seja atendido com tempo médio de 45 minutos, o Cisop não agenda consulta, e conta com médico que recebe por consulta, atendendo de 60 a 80 pacientes por dia.

"Essa situação não pode seguir. Até onde vai o descaso com a saúde da população?", questiona Professora Liliam. A vereadora também protocolou o Requerimento nº 170/2022, solicitando informações à Secretaria de Saúde. O documento encontra-se em tramitação.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC