Professora Liliam pede que Prefeitura divulgue a Campanha Sinal Vermelho em Cascavel

A vereadora Professora Liliam (PT) propôs uma indicação ao prefeito Leonaldo Paranhos solicitando que sejam realizadas campanhas educativas e publicitárias sobre o Sinal Vermelho, ação voltada a ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica. A Indicação nº 800/2021 será lida na sessão desta terça-feira (13) e em seguida encaminhada ao chefe do Executivo.

A Campanha Sinal Vermelho começou em agosto de 2020 para as mulheres vítimas da violência pedirem ajuda em farmácias com um "X" vermelho desenhado na palma da mão, e foi sendo ampliada para diversos setores públicos e privados. Trata-se de um pedido de socorro e ajuda pelo qual a vítima pode sinalizar expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um "X", feita se possível na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta, para clara comunicação do pedido.

O procedimento do atendente é coletar o nome da vítima, seu endereço ou telefone, ligar imediatamente para o número 190 (Emergência, Polícia Militar) e efetuar a denúncia. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça e Associação dos Magistrados Brasileiros e apoiada também pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, a Campanha Sinal Vermelho é mais um importante canal de denúncia para as mulheres.

No Estado do Paraná, a Lei nº 20595 de maio de 2021, sancionada pelo governador, instituiu o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, estabelecendo que atendentes de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shopping center ou supermercados, também podem passar a integrar a campanha. "É necessário o fortalecimento desta campanha em nosso município com a produção e divulgação de ações que a massifiquem, para viabilizar protocolos de assistência e segurança às mulheres em situação de violência doméstica e familiar", defende a vereadora.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC