Professora Liliam reivindica melhorias em CMEIs do Jardim Veneza e do Alto Alegre

A vereadora Professora Liliam (PT) protocolou nesta segunda-feira (8), solicitações de melhorias nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Clarisse Paganini e São Gabriel, dos bairros Jardim Veneza e Alto Alegre, respectivamente. As reivindicações se deram após a parlamentar fiscalizar as unidades. "Há muita distância entre a realidade da prática educativa da Rede Municipal e o discurso do Executivo", destaca Liliam.

CMEI Professora Clarisse Paganini

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Clarisse Paganini, atende cerca de 180 estudantes em tempo integral. A unidade não conta com placa de identificação e necessita de reparos na pintura, portas e mobiliário, mas a principal demanda se refere ao saguão, espaço onde estão localizados o refeitório, brinquedos e a entrada de salas de aula. Há muito tempo o local é frequentado por pássaros e, por essa razão, houve a instalação de uma tela metálica para tentar inibir a presença. A obra realizada para instalação, no entanto, acabou causando mais transtornos, pois possibilitou que os pássaros fizessem ninhos no local.

"No momento que a comida é servida, os pássaros são ainda mais atraídos e evacuam, sujam, soltam penas sobre a merenda, as crianças e as trabalhadoras. Imaginem o que é isso do ponto de vista sanitário. Essa solução era sabidamente ineficaz, e porque foi feita? Isso é dinheiro público! Quanto tempo essas crianças vão esperar com chuva de cocô de passarinho, para que os problemas da burocracia se resolvam, e tenham garantia de saúde na hora da alimentação escolar?", questiona a Professora.

CMEI São Gabriel

Já o Centro Municipal de Educação Infantil São Gabriel, atende cerca de 60 alunos, também em tempo integral, e utiliza uma casa construída em 1995, cedida pela Paróquia São Pedro. A estrutura de 27 anos não possui acessibilidade, tem telhas antigas e, portanto, sofre constantemente com goteiras por toda a unidade. A vereadora protocolou um Requerimento solicitando esclarecimentos à Secretaria de Educação, no que se refere ao planejamento à longo prazo da unidade.

Além disso, o CMEI conta com déficit de servidores, ocasionando sobrecarga nos profissionais que lá atuam. Por essa razão, a vereadora indica que haja contratação de servidores para melhores condições, proporcionando mais qualidade na educação das crianças.

Protocolos

As solicitações constam nos documentos legislativos Indicação nº 1027/2022, Indicação nº 1029/2022 e Requerimento nº 193/2022.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC