Reunião pública debaterá conscientização e prevenção de crimes violentos

A Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara está mobilizando a comunidade para uma reunião pública que acontecerá no dia 03 de agosto, às 09h, no Plenário, para formalizar um compromisso de atuação contra a violência, instituir uma campanha de conscientização e prevenção a crimes violentos na cidade intitulada: "Conte até 10" e também para criar uma rede de proteção a nível municipal em favor da vítimas e familiares de vítimas de crimes graves.

Brigas de trânsito, discussões entre vizinhos e até esbarrões entre desconhecidos na rua têm provocado mortes violentas e deixado um rastro de revolta e luto entre os cascavelenses. Com mais de 45 mortes violentas e 25 tentativas registradas apenas em 2022, entre homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, Cascavel tem ocupado um importante espaço dos noticiários estaduais e nacionais por conta dos crimes desta natureza.

“Somente com a união de todas as forças de segurança, opinião pública e população, vamos conseguir mudar esta realidade”, defendem os vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Sadi Kisiel (Pode), que integram a Comissão. Coordenam a reunião também os promotores de Justiça/MPPR, Guilherme Carneiro de Rezende e Alex Fadel, e a delegada-chefe da 15ª SDP, Mariana Vieira.

Como explicam os parlamentares, “Cascavel vem enfrentando uma onda de violência causada muitas vezes apenas por impulso e descontrole”. Apesar de todos os esforços despendidos pelo Ministério Público na repreensão dos autores deste tipo de crime, do engajamento das forças de Segurança Pública e a Guarda Municipal, é necessário buscar uma conscientização da população local, com o propósito de buscar novas formas de enfrentamento da violência, buscando evitar a ocorrência destas infrações, causam tanta dor e sofrimento à comunidade e aos envolvidos, tanto as vítimas, quanto os autores destes crimes.

Foram convidadas para a reunião a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Acic, Amic, OAB, DETRAN, Transitar, Sindicato Rural, prefeitura, universidades, sindicato das escolas particulares, Fórum de Cascavel, Defensoria Pública, Núcleo Regional de Educação, Rotary Clube, maçonaria, representantes dos bares e baladas e dos clubes de tiro.