Lideranças comunitárias e moradores do distrito administrativo de Sede Alvorada demonstraram toda indignação e revolta com o que consideram descaso e abandono por parte da Prefeitura durante a terceira reunião itinerante da Câmara de Vereadores, realizada na noite da última quinta-feira, no salão da igreja da localidade. Idealizada para descentralizar os trabalhos legislativos, levando a Câmara mais próxima da comunidade para ouvir as reivindicações, a reunião itinerante teve início colhendo pedidos considerados simples e justos, como reforma, pintura e ampliação do colégio, iluminação de quadra esportiva, cadeiras ou bancos para salão comunitário, etc. E foi assim até o pronunciamento do presidente da Associação de Moradores, Almir Tonolo, que tornou público um desejo dos moradores que mostra o atual grau de insatisfação com a situação. Segundo ele, o distrito deveria ser desmembrado de Cascavel e conseqüentemente adotado por outra cidade, como Toledo, Tupãssi ou Santa Tereza do Oeste, com as quais faz divisa. “Temos certeza que seríamos melhor atendidos”, afirmou.
Moradores justificaram o drástico e inusitado pedido afirmando que o distrito não tem recebido a atenção necessária e merecida no que se refere à manutenção das estradas rurais. “Voltamos ao tempo de décadas atrás, num total estado de abandono, sem qualquer assistência. Já tentamos, por inúmeras vezes, conversar com o prefeito e seus secretários sem sucesso. Não estamos sendo respeitados como produtores e como cidadãos”, reforçou.
Depoimentos colhidos durante a reunião dão conta de que, recentemente, filhos de agricultores ficaram até cinco dias sem poder se deslocar à escola e muitos produtores estiveram praticamente ilhados, sem poder escoar a produção ou mesmo se locomover para outros compromissos.
PRODUÇÃO
Almir Tonolo também apresentou alguns números da produção registrada anualmente no distrito que, segundo ele, justificam a manutenção periódica das estradas da localidade: 653,8 mil sacas de soja; 493,550 sacas de milho; 193,150 sacas de trigo e 26,4 mil de feijão. Ainda são produzidos no distrito 11.966,400 litros de leite, 9.866,340 quilos de carne suína e 22.088,700 quilos de frango.
Levantamento recente mostra que os agricultores de Sede Alvorada possuem 115 colheitadeiras, 272 tratores, 198 plantadeiras e 212 pulverizadores.
AÇÕES
Ao final, o presidente da Câmara de Vereadores, Julio Cesar Leme da Silva (PMDB) afirmou que o Legislativo fará um esforço concentrado junto à administração municipal para que as reivindicações sejam atendidas com urgência. “Pudemos sentir durante a reunião itinerante a indignação e revolta dos moradores e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que as máquinas sejam destinadas ao distrito”, frisou o presidente, que considera justas e viáveis as reivindicações apresentadas pela comunidade.
LEGENDA
Almir Tonolo afirmou que o distrito seria melhor atendido se pertencesse a outro município
CRÉDITO
Lorena Manarin/Ass. Imp.