Trabalhadores sugerem medidas para facilitar serviço de transporte por aplicativo

As reivindicações dos motoristas de aplicativo de Cascavel foram discutidas em uma reunião conjunta das Comissões de Turismo e Assuntos Internacionais, Segurança Pública e Trânsito e Defesa do Consumidor, na noite de quarta-feira (27). O encontro debateu a regulamentação do serviço na cidade de Cascavel, buscando maneiras de reduzir custos para os motoristas e de eliminar empecilhos para a prática da atividade.

Organizador da reunião, o vereador Edson Souza (MDB) ouviu alguns desejos dos motoristas por alterações na legislação e por esse motivo decidiu reunir representantes da categoria, juntamente com membros do Executivo Municipal, especialmente da Transitar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Finanças, para que as propostas pudessem ser discutidas. Edson Souza avalia como positivo o diálogo estabelecido entre os atores dessa questão. “Os motoristas vieram até os representantes políticos com as reivindicações e nós decidimos estabelecer esse diálogo. A reunião foi muito importante para entender aquilo que poderia ser feito e adequar os pedidos com as condições que a realidade estabelece. Agora vamos para uma próxima etapa, que é de tentar colocar em lei os encaminhamentos obtidos”, explica.

A redução dos custos para o motorista foi um dos temas mais discutidos durante a reunião. Como encaminhamento, foi estabelecido a necessidade do Município de Cascavel aceitar o Seguro de Proteção Veicular, além da retirada do valor exigido para Gastos com Despesas Médicas. Além disso, o custo para a realização das vistorias deve ser reduzido após a realização do diálogo, saindo do valor de três Unidades Fiscais do Município (UFM) para apenas uma UFM.

Em relação à mobilidade e acesso dos motoristas que operam por aplicativo em determinados lugares, encaminhou-se a criação de paradas rápidas de embarque e desembarque em pontos com grande fluxo da cidade de Cascavel (tais como a Rodoviária, Aeroporto e no Centro). Ao mesmo tempo, os trabalhadores pediram o acesso livre em eventos, para que os mesmos não enfrentem filas em conjunto com frequentadores do local e, assim, agilizem o serviço de transporte dos usuários.

A penalização dos motoristas por irregularidades das empresas com o Município foi amplamente debatida, visto que a situação é considerada injusta pelos trabalhadores. Nesta linha, a solicitação é de as empresas sejam notificadas e que sejam aplicadas às plataformas multas progressivas em caso do descumprimento da Lei Municipal. Os vereadores e os representantes do Executivo Municipal planejam se reunir especificamente com os administradores das plataformas, a fim de que todas as empresas que operam na cidade estejam devidamente cadastradas e regularizadas.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC