Vereador Edson Souza propõe criação do Dia do Psicólogo em Cascavel

A saúde mental tornou-se um assunto de primeira importância quando falamos do bem-estar da população. Tendo em vista o aumento do interesse nesta área, o trabalho do psicólogo passou a ser cada vez mais imprescindível na sociedade contemporânea. Neste sentido, o vereador Edson Souza (MDB) apresentou um Projeto de Lei que cria em Cascavel o “Dia Municipal do Psicólogo”, com o intuito de valorizar os profissionais da cidade.

O dia 27 de agosto, escolhido para homenagear os profissionais da Psicologia, corresponde a data em que o Projeto de Lei Nº 4.119, que dispunha sobre a profissão de psicólogo e os cursos de psicologia no Brasil, foi sancionado, no ano de 1962. Desde então, a atuação destes profissionais se difundiu por todo o país, assim como os estudos na área que desenvolveram diversos tipos de abordagens distintas para o atendimento dos pacientes.

O profissional da Psicologia atua em diferentes campos, seja na saúde, na educação, no lazer, trabalho, na segurança, justiça, comunidade e comunicação. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. É o responsável pelo auxílio da boa saúde psicológica do indivíduo. Além disso, cabe ao psicólogo estudar, pesquisar, avaliar o desenvolvimento emocional, os processos mentais e sociais das pessoas, grupos e instituições.

Proponente do projeto, o vereador Edson Souza comentou a importância de se valorizar estes profissionais. “A psicologia se tornou a maior aliada da população no que diz respeito à saúde mental. O bem-estar de uma pessoa também passa pelo pleno conforto mental, que é tão importante quanto o corporal, e nesse sentido os psicólogos desenvolvem um grande trabalho e o reconhecimento é muito mais do que justo”, declarou.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC