Vereadora Professora Liliam participa de Círculo de Cultura

A vereadora Professora Liliam (PT) participou de um Círculo de Cultura com educadores e comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida e da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no assentamento Valmir Mota de Oliveira, realizado na última quinta-feira (12).

O objetivo foi debater sobre o histórico de luta pela terra e pela educação, a partir da perspectiva do legado de Paulo Freire. “Um importante passo que demos na trajetória de luta e resistência foi a conquista do primeiro curso de Pedagogia para educadores do Campo no Paraná, junto à Unioeste em 2004”, disse Geni Izabel, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na região.

A Professora Liliam fez parte da construção coletiva do curso. "Quando a universidade acolheu a demanda, nós todos aprendemos e crescemos juntos. É uma alegria estar ombreada com estes trabalhadores que lutam pelo direito à terra para produzir vida e dignidade e, no mesmo movimento, produzem escola, educação, concepção pedagógica e processo de formação de educadores", orgulha-se a vereadora.

O economista Eduardo Moreira destacou a importância do Movimento na defesa da democracia, na construção da reforma agrária popular e nas lutas prioritárias, como é o caso da educação. "Temos aqui uma aula de cuidado com a terra, com o outro e com o mundo", destaca.

Uma agrofloresta escolar comunitária com o nome de Paulo Freire também foi batizada e inaugurada com um busto em homenagem ao educador.

Assessoria de Imprensa/ Vereadora Professora Liliam