Notícias

Vereadores anunciam Dia da Imigração Japonesa em evento durante o Show Rural

Um grupo de parlamentares participou de uma solenidade, na tarde de quarta-feira (08), que anunciou a aprovação do projeto de lei que incluiu o Dia da Imigração Japonesa no Calendário de Eventos de Cascavel. O vereador Pedro Sampaio (PSC), que assinou o projeto junto com Alécio Espínola (PSC) e Xavier (Republicanos), entregou uma placa comemorativa diante de autoridades no recinto do 35º Show Rural Coopavel.

Segundo Pedro, essa é uma maneira de reconhecer e agradecer as contribuições dos japoneses ao desenvolvimento local. “Somos muito gratos e, com esse gesto, estreitamos ainda mais novas parcerias”, conforme ele. O evento contou com a presença de japoneses e desccendentes ligados a diferentes instituições, entre eles o cônsul geral adjunto Kazuu Wakaeda. “Estamos muito felizes e honrados com esse reconhecimento”, afirmou Kazuu.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou que a cooperativa desde 1997 mantém parcerias com empresas japonesas. “Os japoneses são uma importante fonte de inspiração e somos muito gratos”, afirmou Dilvo, lembrando que muitos princípios desenvolvidos pelos japoneses foram integrados ao cotidiano de empresas brasileiras, a exemplo da própria Coopavel.

O Projeto de Lei nº 3/2023 foi aprovado por unanimidade nas duas votações ocorridas nas sessões ordinárias desta semana, na segunda (06) e terça-feira (07), e já está na Prefeitura aguardando sanção do prefeito e publicação no Órgão Oficial Eletrônico. Conforme o art. 2º da nova lei, “o Poder Público e as entidades representativas poderão, em parceria, promover eventos públicos voltados para a valorização da cultura japonesa”.

Assessoria de Imprensa/CMC, com Assessoria de Imprensa do Show Rural Coopavel