Audiência Pública lota Plenário para debater melhor atendimento às pessoas autistas

A Câmara realizou na noite desta quarta-feira (19), uma audiência pública com o tema “Mais informação, menos preconceito”, promovida pelo presidente da Casa, vereador Alécio Espínola (PSC). A reunião teve o objetivo de trazer mais compreensão para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater estratégias para que toda a comunidade, incluindo comércio e serviço público, atenda as pessoas autistas e seus familiares com respeito e equidade.

Realizada junto aos segmentos organizados da sociedade civil, entidades de classe, autoridades e a população, em geral, a solenidade fez com que o Plenário ficasse lotado com a presença de pais, familiares e amigos de pessoas com transtorno do espectro autista, além de interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o tema.

"Temos visto entidades como a Associação de Mães de Autistas de Cascavel (AMAC) e o Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autistas (CAUT), trabalharem diariamente na causa do autismo e, como líderes do poder público, devemos fortalecer e apoiar a comunidade que fica à espera de medidas que possibilitem uma vivência mais sadia e humanitária", destacou Alécio.

Na audiência, as pessoas da plateia puderam fazer uso da tribuna para apresentar necessidades e encaminhar sugestões de melhorias. Entre os pontos apresentados nas diversas falas, ficaram registradas como encaminhamentos às autoridades e órgãos ligados ao tema medidas que serão enviadas a diversos setores, como saúde, comércio, educação, Transitar, instituições e entidades.

Estiveram presentes na mesa de debates da audiência, os vereadores: Alécio Espínola (PSC), Edson Souza (MDB), Dr. Lauri (PROS), Tiago Almeida (União Brasil), Cidão da Telepar (PSB), Melo (Progressistas), Serginho Ribeiro (PDT) e as vereadoras Professora Liliam (PT) e Professora Beth Leal (Republicanos). Também compuseram a mesa representantes do meio educacional, autoridades públicas, líderes de entidades, empresários e pais de crianças do espectro autista.